Propostas para a saúde são debatidas por moradores da região norte na pré-conferência municipal

“A minha ideia é criarmos propostas de saúde voltadas para a alimentação. A falta de comida gera um alto número de pessoas anêmicas, com baixa imunidade, baixo peso e ainda aumenta os riscos de intoxicação alimentar”, comenta a presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Juliana Soares, durante a primeira pré-conferência municipal de saúde de Palmas, realizada na manhã desta quinta-feira, 2, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo. A comunidade da região central e sul também poderá debater as melhorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e sugerir a implementação de políticas públicas de saúde, controle social e exercício da participação nas próximas semanas.

Organizadas pelo Conselho Municipal de Saúde de Palmas, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), as pré-conferências têm o intuito de levantar as demandas e propostas dos moradores para a 12ª Conferência Municipal, que está prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de março, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Nesta manhã foram abordados alguns eixos que prepararão os cidadãos para o evento de março, sendo o Eixo I - "O Brasil que temos. O Brasil que queremos" pela palestrante Pollyanna de Uchôa; Eixo II - "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas" pela psicóloga Stéfhane da Silva e o Eixo III - "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia" pela servidora da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Nabia Souza Gomes.

A agente comunitária de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte), Márcia Railene da Silva, é servidora municipal há 19 anos. Ela comenta que sempre participa da pré e da conferência municipal porque é a oportunidade para os profissionais de saúde de sugerirem mudanças necessárias. “Essas mudanças são observadas no decorrer do dia a dia para melhorar a dinâmica de trabalho e garantir um melhor atendimento para os usuários”, explica. Quem ficou feliz com a oportunidade de ter um espaço para fazer algumas cobranças e sugestões de inclusão foi a moradora da Arno 41 (403 Norte), Iasmim Iêda Medrado, 23, que reivindica mais informações sobre identidade de gênero aos profissionais da área.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Saraiva, explica que todas as ideias e reclamações serão levadas para serem discutidas na Conferência Municipal, onde serão eleitos delegados para participar da Conferência Estadual de Saúde. As deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em maio, servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. “Convido todos os palmenses a participarem das pré-conferências, semana que vem faremos na região central e depois na região sul”, recomenda Saraiva.

Próximos encontros

A região central será a segunda a receber a pré-conferência. Os moradores poderão participar no dia 9 de fevereiro, na Escola Estadual. Profª Elizângela Glória Cardoso, das 8 às 12h30. A última etapa será realizada na região sul, no dia 16 de fevereiro, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no mesmo horário. Para participar, basta comparecer ao local e fazer a inscrição.

Por Redação Semus
03/02/2023