População do centro de Palmas discute propostas para melhorias do SUS

Com o objetivo de discutir propostas de melhoria na saúde de Palmas, a segunda etapa da pré-conferência de saúde - etapa central, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 09, no auditório da Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso. O evento reuniu profissionais da área, servidores da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), membros do Conselho Municipal da Saúde (CMS), estudantes e público geral.

Em seu momento de fala, o presidente do CMS, Antônio Saraiva, pontuou a importância daquele momento para todos os moradores de Palmas e como, para ele, a participação de cada uma dessas pessoas dá voz e autonomia no progresso da saúde. Saraiva ressalta que tem elaborado estratégias para a criação de conselhos locais em cada uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) para melhor comunicação em cada território da cidade.

Para a aluna do ensino médio Victória Pires, 17 anos, o compromisso da gestão em realizar estes debates é de extrema importância para cada um dos públicos representados. “Eu fiz minhas anotações de sugestão, tenho interesse em participar da conferência geral para discutir principalmente saúde mental e saúde nas escolas.”

Na pré-conferência de saúde foi aberto um espaço para todos os presentes solicitarem um momento para abrir discussões do cenário atual e também melhorias na saúde. Entre os participantes desse momento, estava a professora da Universidade Federal do Tocantins Gleys Ially Ramos, que relatou a importância de se pensar em progressos na saúde sexual e reprodutiva, para assim criar um ambiente mais seguro, com mais acessibilidade e serviço para mulheres e meninas.

Nos debates foram discutidos temas como, nome social, estrutura, saúde mental, zoonoses, saúde animal e outros.

Etapa região sul

A próxima e última etapa será realizada na região sul, no dia 16 de fevereiro, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, no mesmo horário. Para participar, basta comparecer ao local e fazer a inscrição.

Por Redação Semus
10/02/2023