Encontro marca última etapa das pré-conferências municipais de saúde

As pré-conferências municipais de saúde foram encerradas na manhã desta quinta-feira, 16, na Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, com a participação popular dos moradores da região sul da Capital. O próximo encontro será na 12ª Conferência Municipal de Saúde, nos dias 16 e 17 de março, no auditório da Universidade Luterna do Brasil (Ulbra).

A moradora da região sul e assistente social, Maria da Cruz Fernandes, reforça a importância da participação da comunidade nas discussões para melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). “Espero mais atividades voltadas para os idosos e crianças com necessidades especiais, para isso, pretendo participar e me candidatar para o cargo de delegada no próximo encontro em março”, disse.

A Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) também tem um papel significativo nas pré-conferências. De acordo com a coordenadora geral da Fesp, Jaciela Leopoldino, os temas discutidos são um diagnóstico para identificar as necessidades de saúde. “Essas propostas subsidiam o planejamento da Fesp na perspectiva de qualificar os profissionais e, consequentemente, qualidade do cuidado que é prestado à população”, pontua.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Antônio Saraiva, ficou feliz com a adesão da comunidade da região sul e reforçou que as pré-conferências são apenas o pontapé deste trabalho e que espera a presença de todos no próximo encontro. Nos debates também foram pontuadas questões como prazo e devolutiva dos exames e ainda, melhor distribuição de consultas especializadas, entre outros.

Conferência Municipal

Residentes de todas as regiões de Palmas poderão participar da Conferência Municipal, onde serão eleitos 36 delegados para participarem da Conferência Estadual de Saúde, prevista para ser realizada em abril. Todas as propostas elaboradas nas pré-conferências serão apresentadas, discutidas e votadas na etapa municipal para levar apenas três de cada eixo para a Conferência Estadual.

Por Redação Semus
16/02/2023