Em parceria com a UFT, Fesp forma novos especialistas em Medicina de Família e Comunidade

Os residentes do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) colaram grau na noite da última sexta-feira, 24. A cerimônia aconteceu em parceria com a Comissão de Residência Médica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. A próxima formatura da Fesp será realizada na quarta-feira, 1º, às 19 horas, no auditório central da Universidade Luterana do Brasil, unidade Palmas (Ulbra Palmas), onde serão contemplados outros sete programas de residência.

Representando o presidente da Fesp, Daniel Borini, a médica coordenadora da Comissão da Residência Médica da Fesp (Coreme), Ana Paula Pedreira, fez a entrega dos diplomas aos novos especialistas ao lado do reitor da UFT, Luís Bovolato. “A Medicina de Família e Comunidade representa uma potencialidade na Atenção Primária à Saúde e quando formamos mais uma turma de especialista na área, estamos avançando no investimento da qualidade da assistência ao SUS. Esses profissionais irão proporcionar maior qualidade no atendimento da população, levando uma assistência integral e uma medicina centrada na pessoa. Desejamos a todos uma jornada de muito sucesso e de muitas vitórias!”, destacou a coordenadora.

E foi desta forma que a médica Milena Vidal, hoje especialista, atuou durante sua residência em seu cenário de prática, na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Martins, primeira unidade a receber o projeto do Ministério da Saúde “Pré-natal do Parceiro”, acompanhando de forma integral o indivíduo. "Só tenho a agradecer a Deus por hoje poder dizer que sou especialista em Medicina de Família e Comunidade, uma das especialidades mais gratificantes que existe. Acompanho o indivíduo em todas as etapas da sua vida: ainda na barriga da mãe, nas consultas de pré-natal. Após o nascimento, nas consultas de puericultura, na adolescência, com orientações sobre puberdade e sexualidade, na fase adulta, vem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, na velhice. Enfim, a Medicina de Família é linda por isso, pela longevidade do cuidado. Agradeço imensamente a Fesp, meus preceptores e minhas supervisoras por minha formação. Me apaixonei tanto por nossa especialidade que um dia, se Deus permitir, gostaria de me juntar ao time como preceptora desta residência que tanto admiro.", destacou a médica especialista Milena.

"Participar da formatura de mais uma turma do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade-Fesp-Palmas, foi para mim uma emoção enorme. Cada ano que passa nos da supervisão aprimoramos mais o programa. Essa turma tem um gosto de vitória especial, pois são sobreviventes da Pandemia da Covid-19. E é com muita gratidão e alegria que parabenizo todos os egressos do programa", disse a coordenadora do Programa, Gecilda Cavalcante. 

Ao todo, dez residentes que estavam no segundo ano de formação (os R2), participaram da cerimônia. A solenidade contou ainda com a presença da coordenadora Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Gecilda Cavalcante, das médicas supervisoras da Coreme, médicos supervisores UFT e demais autoridades.

Próximos especialistas

A cerimônia do dia 1º de março, a ser realizada às 19 horas, no auditório central da Universidade Luterana do Brasil, unidade Palmas (Ulbra Palmas) contemplará cerca de 90 profissionais dos seguintes programas: Programa de Residência Médica em Oftalmologia, programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade; Multiprofissional em Saúde Mental; Multiprofissional em Saúde Coletiva; Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica; Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos; Uniprofissional em Medicina Veterinária.

 

Por Redação Fesp
27/02/2023