Fesp se prepara para receber novos residentes durante IX Encontro do Plano de Residências em Saúde

A Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) se prepara para receber 120 novos residentes, biênio 2023-2025, que irão compor seus programas de residências. A recepção acontecerá na próxima quarta-feira, 1º, às 9 horas, no auditório do prédio cinco da Universidade Luterana do Brasil, unidade Palmas (Ulbra Palmas) e faz parte da abertura do IX Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS), que será encerrado com o Viver-SUS, previsto para acontecer dias 3 e 4 de março. O encontro é um momento de vivência entre coordenadores, preceptores, tutores, gestores de aprendizagem e novos residentes.

Os novatos integram os programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, Residência Uniprofissional em Clínica integrada de Adultos, Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, e Residência em Medicina de Família e Comunidade. Na ocasião, serão apresentados aos novos profissionais, a estrutura da Fesp, do PIRS, e das comissões de residências, a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Centro Universitário Luterano de Palmas (Coremu/Ceulp) e a Comissão de Residência Médica (Coreme).

Após essa vivência, os novos alunos iniciam a partir de quinta-feira, 2, a definição do cenário de prática com o coordenador de cada programa e, a partir daí, a vinculação na unidade de saúde definida, realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Viver-SUS

O projeto 'Vivências na realidade do SUS', o Viver-SUS, como o próprio nome sugere, é um evento criado pela Prefeitura, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), instituição responsável pela formação continuada dos profissionais do SUS e pela oferta de cursos de pós-graduação na área de saúde pública. Os residentes do PIRS atuam nos cenários de práticas na própria Rede Municipal de Saúde, por meio da Semus e em locais parceiros. Dentro da programação do Viver-SUS, os residentes conhecem, por meio de palestras e vídeos institucionais, os cenários de práticas e serviços oferecidos pelo SUS na rede municipal de Palmas.

28/02/2023