Prefeitura de Palmas investe 22,31% do tesouro municipal na Saúde em 2022

Em 2022, R$ 240,4  milhões do Fundo Municipal de Saúde (FMS) foram de recursos oriundos da Prefeitura de Palmas, representando 63,87% de todas as receitas arrecadadas. As despesas no mesmo período foram de R$ 374,8 milhões. Com esse investimento significativo, o município continua sendo o maior investidor em ações e serviços de saúde, tendo aplicado 22,31% do tesouro municipal, superando o mínimo determinado por Lei, que é de 15% da arrecadação. É o maior valor investido em todos os anos da Capital. Nos últimos três anos da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro, em especial, foram destinados mais de 21% do orçamento para a área da saúde.

Os números foram apresentados no Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre do ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em audiência pública na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 28. Todas as receitas arrecadadas em 2022 somam R$ 376,5 milhões. Os demais montantes são R$ 128,1 milhões (34,03%) provenientes do governo federal, R$ 7,7 milhões (2,07%) do governo estadual e R$ 114,1 mil (0,03%) de convênios.

Na ocasião, o secretário da Saúde, Thiago de Paulo Marconi, detalhou os investimentos da Prefeitura de Palmas no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o volume dos serviços oferecidos na Capital. “Agradeço a essa Casa de Leis e à prefeita Cinthia Ribeiro por sempre terem um olhar atento à Saúde de Palmas”, afirmou o gestor. Estiveram presentes no plenário da Câmara vereadores, representantes de conselhos, sindicatos, autoridades e público em geral.

De acordo com os dados apresentados pelo gestor, no ano de 2022, a Semus produziu 6.390.205 ações de serviços públicos em saúde que foram ofertados à população, englobando atendimentos em todos os níveis (atenção primária e média, alé de alta complexidade) da rede de atenção à saúde. Atendimentos realizados por todos os profissionais da saúde (equipe multidisciplinar, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos, agentes de saúde, agentes de endemias, dentre outros), tais como: procedimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, ações complementares de saúde e etc.

Covid-19

Na oportunidade, o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Daniel Borini, apresentou o cenário atual da covid-19 em Palmas. Desde o começo da pandemia, 88.111 casos da doença foram confirmados na Capital. Destes, 87.272 estão recuperados e 750 foram a óbito. “Palmas é a Capital com a menor taxa de letalidade do Brasil. Hoje temos um cenário muito melhor. Graças às ações da Saúde Municipal e ao engajamento da população para a vacinação”, completou.

Outras atividades

As atividades promovidas pela Fesp também foram divulgadas durante a audiência. De acordo com Borini, do período de setembro a dezembro de 2022, foram 942 participações de trabalhadores da saúde em 25 eventos realizados pela Fundação entre oficinas, cursos e capacitações promovidos presencialmente e de forma online por meio das plataformas digitais.

Por Redação Semus
28/02/2023