População já pode fazer pré-inscrição para 12ª Conferência Municipal da Saúde

A 12ª Conferência Municipal da Saúde (CMS) que visa dar voz à população e elaborar propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde (SUS) acontece nos dias 16 e 17 de março, no auditório da Ulbra Palmas, localizada na quadra ACSU-SO 150 (1501 Sul), na Avenida Teotônio Segurado. Para participar, os moradores da Capital precisam fazer a pré-inscrição que já está disponível via Google Forms

São informações obrigatórias o nome completo, o cadastro da pessoa física (CPF), situar a região em que reside e o tipo de participação, quais sejam: conselheiro municipal da saúde -  titular ou suplente, convidados representantes dos demais conselhos de direitos sociais e políticas públicas vinculados à administração pública federal; membros dos órgãos de controle; integrantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), vinculados à saúde; entre outros que tenham aderência à temática da conferência ou participante. 

Durante o evento, serão eleitos, de forma paritária, 36 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, prevista para ser realizada em abril, sendo composto 50% pelos usuários do Sistema Único de Saúde, 25% por trabalhadores e 25% por gestores ou prestadores de serviço do SUS. 

Aqueles que têm interesse em se candidatar a delegado, devem informar a intenção no ato da pré-inscrição. Para esta condição, é necessário que os interessados tenham participado, no mínimo, de uma pré-conferência que aconteceu em fevereiro nas regiões norte, centro e sul. Os delegados eleitos têm um papel importante na representação popular, eles vão representar e levar as propostas discutidas no Município para o âmbito estadual.


Por Redação Semus
10/03/2023