Inscrições on-line para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas terminam quarta, 15

Termina na manhã de quarta-feira, 15, às 12 horas, o prazo de inscrição on-line para a 12ª Conferência Municipal da Saúde, que acontece na quinta-feira, 16, das 17 às 21 horas, e na sexta-feira, 17, das 8 das 18 horas, no auditório da Ulbra Palmas, localizada na quadra ACSU-SO 150 (1501 Sul), na Avenida Teotônio Segurado. O objetivo é propor melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Para participar, os moradores da Capital precisam realizar a pré-inscrição disponível via Google Forms.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), a comissão organizadora reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 13, para últimas deliberações. Na ocasião, a coordenadora geral da Fesp, Jaciela Leopoldino, explicou como é fácil se inscrever para o evento. “Para se inscrever é bem simples, pode ser feito até mesmo pelo celular, o que atualmente, a maioria da população tem acesso. Importante lembrar que temos um campo específico destinado à participação daqueles que tenham interesse em ser delegados. Participem e sejam a diferença que querem na Saúde de vocês!”, disse a coordenadora, lembrando que, para aqueles que não tenham condições de realizar a inscrição via internet, poderão fazer presencialmente, no dia da conferência, com apoio da equipe de credenciamento.

O interessado deve preencher campos obrigatórios como: nome completo, cadastro da pessoa física (CPF), situar a região em que reside e o tipo de participação, quais sejam: conselheiro municipal da saúde - titular ou suplente, convidados representantes dos demais conselhos de direitos sociais e políticas públicas vinculados à administração pública federal; membros dos órgãos de controle; integrantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), vinculados à saúde; entre outros que tenham aderência à temática da conferência ou participante.

Delegados

Aqueles que têm interesse em se candidatar a delegado, devem informar a intenção no ato da pré-inscrição. Para esta condição, é necessário que os interessados tenham participado, no mínimo, de uma pré-conferência que aconteceu em fevereiro nas regiões norte, centro e sul. Os delegados eleitos têm um papel importante na representação popular, eles vão representar e levar as propostas discutidas no Município para o âmbito estadual. Durante o evento, serão eleitos, de forma paritária, 36 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, prevista para ser realizada em abril, sendo composto 50% pelos usuários do Sistema Único de Saúde, 25% por trabalhadores e 25% por gestores ou prestadores de serviço do SUS.

14/03/2023