Novos residentes da Fesp fazem curso ‘Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde’

Os residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) iniciaram na última semana o curso ‘Introdutório à Atenção Primária e Vigilância em Saúde’, ministrado por tutoras da Fesp e profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As aulas acontecem na sede da Fundação no período noturno, uma vez que durante o dia os profissionais estão nos cenários de prática.

O curso compõe a carga horária teórica dos programas e teve início dia 13 de março e segue até dia 13 de abril, com temas como: Biossegurança, Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Atribuição dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), sistemas e-SUS, NotificaSUS e Sistema Nacional de Regulação (SisReg), Previne Brasil e outros.

Rita de Cássia Strapasson é enfermeira residente em Saúde Mental e está atuando no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II e disse que a residência está sendo uma experiência incrível.

“Estou gostando demais do curso, ele é necessário porque senão a gente chega sem saber coisas básicas como esses sistemas, os indicadores e temos que aprender a fazer os registros corretos. Eu nunca tinha atuado na parte de saúde mental, já tinha atuado em unidade de saúde, com imunização e são coisas completamente diferentes, todo dia uma coisa nova que a gente aprende, está sendo bastante rico, maravilhoso. Não achei que fosse gostar tanto, estou gostando bastante!

Os cenários fazem parte da Secretaria da Saúde (Semus) e tratam das mais diversas unidades de saúde de Palmas, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II, Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul (UPAs), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede.

21/03/2023