Estagiários e residentes da Fesp participam de ação no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e estagiários de medicina vinculados à Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) participaram de atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira, 24, ocorridas em Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arne 53 (406 Norte), Arno 33 (307 Norte), Arno 42 (405 Norte) e Arno 44 (409 Norte), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As unidades receberam decoração temática e ação contou com palestra sobre a doença, café da manhã coletivo, distribuição de material informativo, esclarecimentos de dúvidas por meio de quis entre os usuários, orientações sobre a importância da atividade física correlacionada a capacidade respiratória e dinâmica com os usuários de alongamentos e exercícios respiratórios. O objetivo é promover a saúde e prevenção de doenças como a tuberculose, por meio da integração ensino serviço e comunidade, com a participação de residentes e estagiários vinculados à Fundação.

A preceptora da residência Saúde da Família e Comunidade, Nígima Bezerra, que atua na USF Arne 53 (406 Norte) explica que a Rede Municipal de Saúde oferece todo o serviço necessário; por isso, é importante alertar que os pacientes sintomáticos respiratórios devem procurar a USF para realizar o exame e, se positivo, iniciar o tratamento. “A incidência de casos no nosso território é baixa e a atividade teve como objetivo alertar com relação aos sinais e sintomas, transmissão, diagnóstico fácil, tratamento eficaz da tuberculose. E a participação ativa dos residentes em ações de educação em saúde é fundamental para proporcionar a prevenção e a promoção da saúde que são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A residência contribui ativamente nesse processo que vai além de atendimentos individuais queixa conduta e parte para ações coletivas”, destacou a preceptora dos residentes, enfermeira Nígima Bezerra.

Na ocasião, foi realizado um Quis de perguntas com os usuários para haver interação e saber o que eles já conheciam sobre Tuberculose, aproveitando para tirar dúvidas existentes. Alguns pacientes, relataram possuírem familiares e conhecidos que passaram pelo tratamento de tuberculose. “Atualmente, não temos nenhum paciente com diagnóstico de tuberculose. Mas, Educação em Saúde é a base da Atenção Primária, muito importante para propagar essas informações para os pacientes, porque o sintoma mais comum que é a tosse pode ser confundida com muitas outras doenças. O paciente ter essa educação em saúde facilitará a buscar por atendimento, e futuros diagnósticos.”, esclareceu a enfermeira residente, Wyttoria Reis, na ocasião falou sobre a doença ao lado das colegas, também enfermeiras residentes, Claudia Rayane Barros e Priscilla Pádua, sob supervisão da preceptora Nígima.

Integração ensino, serviço e comunidade

O estagiário de medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC Palmas), Paulo Henrique Marques Silvano, foi um dos que participou da ação. Ele iniciou estágio na Rede, por meio da Fesp em fevereiro deste ano e atua na USF Arno 42 (405 Norte). Para o acadêmico: “Foi uma participação bastante interessante e gratificante, pois sabemos que é bastante importante a educação da comunidade sobre assuntos de saúde. Fizemos um mural e uma dinâmica para esclarecer as dúvidas das pessoas sobre questões básicas sobre a tuberculose, como sintomas, contaminação, disseminação e tratamento da Tuberculose. O pessoal reagiu bem à dinâmica e conseguimos interagir bastante com eles,” finalizou.

24/03/2023