Com vistas a fortalecer a educação em saúde da Capital, o presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Daniel Borini, participou do Encontro Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do SUS ocorrido em Brasília-DF, encerrado nesta quinta-feira, 23. Realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o evento teve como objetivo discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação no trabalho para o SUS.
Na oportunidade, foram apresentadas a situação atual e perspectivas, políticas, programas e ações desenvolvidas em todo o país e que, conjuntamente, fossem apresentadas estratégias de melhorias sustentáveis em todos os âmbitos; federal, estadual, municipal. Ao final do encontro, foi apresentado na plenária, um levantamento dos principais problemas a serem enfrentados, um panorama das necessidades e potencialidades regionais e a proposição de estratégias para o enfrentamento dos dilemas, obstáculos e dificuldades identificadas em torno da área de gestão do trabalho e educação na saúde.
“Foi um momento muito rico, de diálogo, de retomada e até mesmo de construção de novas propostas para melhorias em diversas áreas do SUS. Para a nossa área, de educação em saúde, elaboramos propostas a serem consolidadas no relatório final com foco no financiamento da educação permanente; ampliação do financiamento dos programas de residência para custeio de tutores, preceptores e toda a malha estrutural envolvida, não apenas dos residentes como é atualmente; melhorias no vínculo da integração ensino-serviço e comunidade, estabelecendo uma nova relação com as instituições formadoras, dentre outras”, pontuou o presidente Borini.
Participação
Na comitiva do Tocantins, estiveram ao lado do presidente Borini, a diretora da Escola Tocantinense do SUS (Etsus), Fabíola Sandini, gerente de Regulação do Trabalho, da SES-TO, Tiago Silva e o 1º Vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Yatha Anderson. Participaram ainda do Encontro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, secretários do MS, gestores municipais, representantes dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), organizações sindicais, conselhos de saúde e instituições parceiras.
Por Redação Fesp
24/03/2023