Palmas implanta cuidado farmacêutico na atenção básica de saúde a partir de abril

A partir da segunda quinzena de abril começa a ser implantado o cuidado farmacêutico na Atenção Básica de Palmas. As Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arno 44 (409 Norte), Deise de Fátima (Arse 13 - 108 Sul), Prof Isabel Auler (Arso 23 - 207 Sul), Taquari e o Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves (Arno 31 - 303 Norte) serão as primeiras a receberem esses serviços.

A ação faz parte de um projeto do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), em parceria com a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que consiste em promover um atendimento mais humanizado, melhor acompanhamento dos pacientes, avaliação clínica dos usuários, orientações de armazenamento de medicamentos, interações medicamentosas, entre outros cuidados.

Segundo o gerente da Assistência Farmacêutica, Felipe Gama, essa proposta é um grande passo para a melhoria da Atenção Básica no Município. “Já temos trabalhado na humanização do nosso atendimento e agora com a oportunidade de avaliação clínica dos usuários, será possível reduzir os gastos com medicamentos, uma vez que será evitado desperdícios ou uso desnecessários de remédios para a mesma finalidade”, frisa.

Serão as responsáveis pela implantação da iniciativa na Capital, as farmacêuticas Paulina de Cássia Nunes, Talita de Cássia Duarte, Tamyres Ribeiro e as residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Hyorranna Batista e Ádila Arantes.

A farmacêutica, Paulina Nunes, explica que cada profissional irá disponibilizar seis horas semanais para fazer a avaliação clínica do paciente. “Vamos solicitar os últimos exames e prescrições médicas e ainda pedir para que o usuário leve todo o estoque de remédio que ele tem em casa, para estudarmos as interações medicamentosas, a rotina, entre outras coisas para orientá-lo melhor no tratamento”, esclarece.

O projeto ‘Apoio a implantação do cuidado farmacêutico na Atenção Básica dos municípios’ foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 24, pela farmacêutica, Paulina Nunes, para residentes e bolsistas da Fesp e coordenadores das unidades que serão beneficiadas primeiramente com os serviços. Nos próximos dias 4 e 5 de abril, será feita uma capacitação presencial, antes do início dos atendimentos clínicos nas USFs.

Por Redação Semus
29/03/2023