Cursistas do PSUS/Sírio-Libanês realizam oficina para preceptores de residência em Saúde Coletiva

Atividade de planejamento pedagógico foi realizada na Fesp nesta quinta, 20

Os cursistas da especialização em ‘Educação em Saúde para Preceptores no SUS’ (PSUS), realizaram na manhã desta quinta-feira, 20, uma oficina de planejamento pedagógico para os preceptores do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A atividade aconteceu na sede da Fundação e foi mediada pelo gestor de aprendizagem em Saúde Mental, psicólogo Jonatha Rospide.

A oficina é um dos produtos do projeto de intervenção ‘Nada sobre nós sem nós: a participação de preceptores no planejamento pedagógico’ e tem como objetivo promover a participação dos preceptores no planejamento do processo ensino-aprendizagem do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS), no contexto do programa de Residência em Saúde Coletiva; sensibilizar os participantes a respeito da importância do planejamento pedagógico na prática docente de preceptores de residência multiprofissional em saúde coletiva; refletir sobre o currículo integrado e orientado por competências e a avaliação critério-referenciada; e identificar os desempenhos do perfil de competências que só são desenvolvidos na prática profissional.

Para a preceptora Paulianny Sousa: “A oficina foi uma troca muito rica e importante. Refletir sobre o currículo integrado e orientado por competências é essencial no contexto dos programas de residência, principalmente, na construção do planejamento pedagógico”, concluiu.

 

Sobre a atividade

A oficina faz parte das ações previstas no projeto de intervenção do curso que compõe a especialização em ‘Educação em Saúde para Preceptores no SUS’ (PSUS), ofertada pelo projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS), desenvolvida pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL) em parceria com a Fesp, que tem como proposta fortalecer o processo de educação permanente dos preceptores e melhorar a qualidade da formação dos residentes em saúde coletiva.

Por Redação Fesp
20/04/2023