Gestores da Fesp e pareceristas da CAPP e CEP participam de ‘Oficina de Metodologia Científica'

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio do Núcleo de Projetos e Pesquisa em Saúde (Nuppes), ofertou nesta terça-feira, 25, uma ‘Oficina de Metodologia Científica com foco nas abordagens Qualitativa e Quantitativa’ para pareceristas da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CAPP) e Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e ainda gestores de programas e núcleos da Fundação.

“Um dos principais objetivos do Nuppes é colaborar com a formação de pesquisadores e profissionais, com vista a fortalecer as pesquisas realizadas no âmbito da saúde municipal. E hoje trouxemos uma oficina com foco nas abordagens qualitativa e quantitativa para aprimorar ainda mais o olhar destes atores durante todo o processo de pesquisa”, disse a coordenadora do Nuppes, Karenina Pegado.

A capacitação contou com os temas: ‘Abordagem qualitativa em pesquisas sociais e da saúde’, ministrado pela professora doutora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Saúde da UFT, Leidiene Ferreira Santos, e ‘Análise quantitativa’, apresentado pela professora doutora do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde da UFT, Danielle Rosa Evangelista.

“Muitas vezes percebemos que há essa dificuldade de fazer a pesquisa qualitativa e aliar a instrumentos que deem conta de responder a esta proposta. Então, nossa intenção é discutir as ferramentas que devem ser usadas para que os pesquisadores consigam conduzir a pesquisa qualitativa dentro do rigor metodológico que exige-se na implementação de qualquer pesquisa”, pontuou a professora Leidiene Santos.

26/04/2023