Saúde do Trabalhador de Palmas atualiza profissionais para identificação e notificação de LER/Dort

Fisioterapeutas e educadores físicos passaram por uma oficina de atualização para identificação e notificações de Lesões por Esforço Repetitivo/Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho (LER/Dort) na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Vigilância Sanitária (Visa). A iniciativa é do Núcleo de Educação em Vigilância em Saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) que percebeu que o número de notificações desses agravos na Capital ainda é baixo pela quantidade populacional. Médicos e enfermeiros também podem se inscrever e participar da oficina nesta quinta-feira, 11.

O fisioterapeuta e facilitador da oficina, Tiago Veloso Neves, comenta que LER/Dort são uma das lesões mais comuns de serem desenvolvidas nos locais de trabalho e que são causadas pelo desgaste emocional, físico e, claro, repetitivo. Para ele, é fundamental que tenha essas atualizações, especialmente de notificações, porque é por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) que é possível identificar esses pacientes, priorizar recursos, direcionar profissionais e assim dar a assistência necessária.

Kamila Renovato foi uma das fisioterapeutas que participaram da capacitação. Ela atende as Unidades de Saúde da Família (USF) da ASR-SE 75 (712 Sul), da Arse 82 (806 Sul) e Walterly Wagner José Ribeiro, localizada em Taquaruçu Grande. “Tenho muitos pacientes com LER/Dort, mas não tinha noção da importância da notificação. Com os aprendizados de hoje, com certeza vou aplicar no meu processo de trabalho”, comenta.

A oficina é uma parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e também será realizada para médicos e enfermeiros nesta quinta-feira, 11, das 14 às 18 horas na Visa, localizada na ACNE 1 (104 Norte). As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui

Por Redação Semus
11/05/2023