A Prefeitura de Palmas, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), abre inscrições para o curso de qualificação do ‘Protocolo de Pré-Natal’ para trabalhadores da Rede de Saúde da Capital. O curso inicia dia 24 de maio, na Fesp, e segue até o segundo semestre de 2024. A qualificação dos servidores conta com quatro módulos, cada um com temas distintos e é destinado a médicos, enfermeiros e odontólogos. Os interessados podem se inscrever até dia 23 de maio preenchendo o formulário neste link.
Temas como: Exames diagnósticos para o pré-natal, Previne Brasil; Imunização e sistemas; Óbito e evitáveis; Urgências gestacionais; Vinculação ao parto e outros serão abordados ao longo da capacitação nas seguintes etapas: Módulo 1: Indicadores, Vigilância e Agravos de Saúde; Módulo 2: Qualificação da Assistência ao Pré-Natal; Módulo 3: Pré-Natal de alto risco; e Módulo 4: Puerpério e encerramento do pré-natal.
De acordo com a coordenadora dos Ciclos de Vida, da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus, Nadja Figueiredo, “a ideia é apresentar para os profissionais de saúde o protocolo que construímos, trazendo todo o processo de trabalho e abordando os agravos de saúde relacionados à gestação, os encaminhamentos dentro da rede de atenção primária, secundária e terciária e o cuidado no seu contexto holístico”.
Curso
O curso visa qualificar todos os profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária do Município. Para melhor dinâmica, durante as aulas serão apresentados casos clínicos e simulação da prática, quiz, sala invertida, construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), exposição dialogada, mapa mental/conceitual. A capacitação foi dividida nos seguintes módulos:
Módulo 1: Indicadores, Vigilância e Agravos de Saúde
Módulo 2: Qualificação da Assistência ao Pré-Natal
Módulo 3: Pré-Natal de alto risco
Módulo 4: Puerpério e encerramento do pré-natal
Por Redação Fesp
12/05/2023