Prefeitura de Palmas abre inscrições de curso do ‘Protocolo de Pré-Natal’ para trabalhadores do SUS

A Prefeitura de Palmas, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), abre inscrições para o curso de qualificação do ‘Protocolo de Pré-Natal’ para trabalhadores da Rede de Saúde da Capital. O curso inicia dia 24 de maio, na Fesp, e segue até o segundo semestre de 2024. A qualificação dos servidores conta com quatro módulos, cada um com temas distintos e é destinado a médicos, enfermeiros e odontólogos. Os interessados podem se inscrever até dia 23 de maio preenchendo o formulário neste link.

Temas como: Exames diagnósticos para o pré-natal, Previne Brasil; Imunização e sistemas; Óbito e evitáveis; Urgências gestacionais; Vinculação ao parto e outros serão abordados ao longo da capacitação nas seguintes etapas: Módulo 1: Indicadores, Vigilância e Agravos de Saúde; Módulo 2: Qualificação da Assistência ao Pré-Natal; Módulo 3: Pré-Natal de alto risco; e Módulo 4: Puerpério e encerramento do pré-natal.

De acordo com a coordenadora dos Ciclos de Vida, da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus, Nadja Figueiredo, “a ideia é apresentar para os profissionais de saúde o protocolo que construímos, trazendo todo o processo de trabalho e abordando os agravos de saúde relacionados à gestação, os encaminhamentos dentro da rede de atenção primária, secundária e terciária e o cuidado no seu contexto holístico”. 

Curso

O curso visa qualificar todos os profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária do Município. Para melhor dinâmica, durante as aulas serão apresentados casos clínicos e simulação da prática, quiz, sala invertida, construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), exposição dialogada, mapa mental/conceitual. A capacitação foi dividida nos seguintes módulos:

Módulo 1: Indicadores, Vigilância e Agravos de Saúde

Tema 1: Sífilis
Tema 2: Toxo e arboviroses
Tema 3: Previne Brasil
Tema 4: Imunização e sistemas
Tema 5: Óbito e evitáveis

Módulo 2: Qualificação da Assistência ao Pré-Natal

Tema 1: Consulta 1º, 2º e 3º trimestres e exames específicos/adicionais
Tema 2: Classificação de risco - Pré-natal termo (baixo risco) e alto risco
Tema 3: Principais achados no exame físico para cada trimestre
Tema 4: Exames diagnósticos para o pré-natal
Tema 5: Vinculação ao parto

Módulo 3: Pré-Natal de alto risco

Tema 1: Encaminhamentos na rede (alto risco; medicina fetal) e Henfil 
Tema 2: Urgências gestacionais

Módulo 4: Puerpério e encerramento do pré-natal

Tema 1: Grupos coletivos na Atenção Primária (Educação em Saúde, Grupos de Autocuidado, Promoção da Saúde)
Tema 2: Acolhimento do usuário respeitando a diversidade
Tema 3: Registro no e-SUS e indicadores do Previne

Por Redação Fesp
12/05/2023