Trabalhadores do SUS realizam curso sobre Atualização do protocolo de atendimento antirrábico humano

Capacitar médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Atenção Primária de Saúde, quanto a ‘Atualização do protocolo de atendimento antirrábico humano’ em virtude da Nota Técnica Nº 8/2022-CGZV/DEIDT/SVS/MS. Este é o foco da capacitação iniciada na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do Samu. A segunda turma acontece nesta terça-feira, 17 e na sexta-feira, 19, será a vez dos técnicos de enfermagem. Todos os eventos serão realizados no mesmo local e horário, das 8 às 12 horas.

A coordenadora técnica de Agravos Transmitidos por Vetores e Zoonoses da Semus, Nábia Gomes, explica que uma das principais intenções da capacitação é fortalecer a vigilância e o cuidado do agravo no município. “A ideia é ofertar o curso a profissionais que por algum motivo, sejam pessoais, de escala, ou até mesmo os novos colaboradores, não puderam participar no ano passado, e assim capacitar toda a rede no manejo, no cuidado. Precisamos ter uma vigilância muito ativa, pois é através dela que prevenimos os casos de raiva humana que é uma doença com letalidade alta e que pode deixar sequelas muito sérias”, destacou Nábia. 

O treinamento visa o aprimoramento do atendimento, preenchimento de prontuário e notificação pelos profissionais, que devem estar atentos ao ciclo da doença, tanto nos humanos quanto nos animais, assim como os principais sintomas e período de incubação. “Além da notificação, é possível observar o animal, quantificar o risco, aplicar o imunobiológico quando houver critério. Precisamos ainda ter cuidado com o acompanhamento do paciente e quanto aqueles que não fazem retorno adequado à unidade, devemos fazer a busca ativa para ter a certeza se os casos podem ser encerrados ou não”, alertou o médico Frederico Leão.   

“São as UPAs que recebem os casos suspeitos, fazem a avaliação da gravidade e entram com o procedimento profilático. Se vai tomar vacina, se vai tomar soro, se o paciente vai tomar os dois, isso pode variar de acordo com o caso. Por isso é importante participar do curso e estar atualizado”, disse a enfermeira que atua na UPA Norte, Rosa Virgínia Duarte.

A capacitação é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (Semus), por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, via Divisão de Educação Permanente, e foi ministrada pela convidada da Área Técnica de Zoonoses e Animais Peçonhentos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Iza Alencar, e pelo médico da (Semus), Frederico Leão, e contou com o apoio na organização da residente em Saúde Coletiva da Fesp que atua na Semus, Thais Cristine de Freitas.

Por Redação Fesp
16/05/2023