Curso sobre Lian Gong prepara residentes da Fesp para serem multiplicadores da terapia

Capacitação acontece em três partes e teve início nesta terça, 17

Adotada como estratégia de promoção da saúde, a prática corporal da medicina tradicional chinesa Lian Gong em 18 Terapias é ofertada aos residentes do segundo ano do Programa de Residência em Saúde Coletiva da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Idealizado pela Coordenação de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria da Saúde (Semus), em parceria com a Fesp, o curso teve início na tarde desta terça-feira, 17, e terá continuidade nos dias 24 e 31 de agosto.

Com movimentos lentos, homogêneos e contínuos, coordenando a respiração, o Lian Gong é dividido em três partes: anterior, posterior é I Qi Gong, cada parte dispõe de séries de 18 exercícios, as 18 práticas. Neste primeiro encontro está sendo trabalhada a parte anterior que tem como foco as dores no pescoço, ombro e lombar.

Tutora da Fesp, a fisioterapeuta e facilitadora do curso, Tiemi Kojo, reforça que o objetivo do curso é formar multiplicadores para que estes profissionais possam levar a prática a seus pacientes assim que formados, já que é mais uma alternativa de prevenção de doenças. 

"Além de prevenir doenças, o Lian Gong é uma terapia que trabalha muitos pontos visando melhorar as dores musculares. Os residentes podem levar os exercícios aos pacientes que pode realizá-los em casa, pois não tem custo nenhum", observou Tiemi, destacando que a prática adota exercícios de baixo impacto podendo ser realizada por todos.

A residente fisioterapeuta, Layra Miranda, revela que despertou interesse no Lian Gong após ver alguns colegas praticando. "Apesar de ser a primeira aula a gente já percebe que trabalha bem todos os músculos e isso é muito bom para o corpo", pontuou.

Sobre o curso

O Lian Gong é uma ginástica corporal chinesa reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS por proporcionar muitos benefícios físicos, mentais e sociais aos praticantes. A técnica é utilizada nas unidades de saúde da família de Palmas desde 2010 e vem apresentando resultados positivos, conforme informações da Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Semus.

Programação

Com aulas expositivas sobre história, fundamentos e conceitos do Lian Gong, além da parte prática com a colaboração da educadora física Queli Cordeiro, o curso ocorre em três encontros, no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), das 14 às 18h, com carga horária de 12 horas. 


24/08 - Parte Posterior - trabalha nas dores das articulações e tendões;

31/08 - I Qi Gong - órgãos internos, sistemas respiratório e cardíaco.

Por Redação Fesp
17/08/2021