‘Grupo Mulheres Ativas’ idealizado por residentes da Fesp completa seis anos nesta quinta-feira, 25

Residentes do Programa Multi em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) comemoram seis anos de criação do ‘Grupo Mulheres Ativas’ que acontece toda quinta-feira, a partir das 7h30, na academia ao ar livre da Unidade de Saúde da Família da Arne 53 (406 Norte). Cerca de 20 mulheres participam atualmente do grupo e passam por avaliações periódicas com profissionais da equipe multi da unidade.

O objetivo é ofertar práticas corporais a mulheres com idades entre 40 e 75 anos com problemas crônicos de coluna e incentivar o autocuidado. As atividades realizadas visam minimizar sintomas como: dores nas costas, lombalgias, desvios posturais, mialgias, cervicalgias, transtornos dos discos intervertebrais.

“Quando começou, eu quis participar porque é muito importante para mim. Comecei e já foram várias professoras que passaram por aqui. Convido as pessoas, o importante é participar, é bom para nossa saúde, a gente conhece outras pessoas, faz amizades, isso é muito importante”, disse a participante do grupo, Doracy Gomes Fonseca, que iniciou suas atividades no ano de criação do grupo, em 2007.

A coordenadora da USF da Arne 53 (406 Norte), Edileuza Marques, ressalta a perseverança dos residentes. “Parabéns para essa equipe persistente, o grupo ainda existe pela perseverança dos profissionais residentes, mesmo com as mudanças frequentes ocorridas pela formação dos especialistas, o grupo continua. Equipe nota 1000”, enfatizou.

Equipe 

Idealizado e desenvolvido por residentes, atualmente o projeto é desenvolvido pelos profissionais Ingrid Tomé de Souza (nutricionista-residente); Dayse Raquel Sousa da Silva (fisioterapeuta-residente); Marcos Filipe Batista Assunção (farmacêutico-residente); Aylla Ondina Gomes Rocha (psicóloga-residente) e Jaqueline Soares Resplandes (ed. física-residente) sob preceptoria da psicóloga Luiza de Sousa Silva.

Por Redação Fesp
25/05/2023