Residentes de enfermagem obstétrica da Fesp se preparam para o Dia D do Aleitamento Materno

Com programação especial nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arne 53 (406 Norte) e José Hermes, situada no Setor Sul, o Dia D do Aleitamento Materno do Agosto Dourado, que este ano traz o tema: "Proteger a Amamentação é Responsabilidades de todos", acontece nesta quinta-feira,19, das 8 às 12h e das 13 às 17h. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde e Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), por meio da Residência em Enfermagem Obstétrica (REO).

Ao todo, dez residentes atuam na Diretoria de Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus) contribuindo com elaboração de projetos da área da obstetrícia. De acordo com a coordenadora da Residência, Mayane Pedroso, todos eles irão participar da programação do Dia D, por meio de palestras, teste rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, técnicas de relaxamento e orientação e esclarecimento de dúvidas sobre aleitamento materno.

A preceptora da Residência em Enfermagem Obstétrica, a enfermeira Yusely Sanchez, explica que todo ano o mês de agosto é marcado por uma série de ações específicas sobre aleitamento materno, o Agosto Dourado, e que o Dia D é uma forma de reforçar ainda mais a importância do aleitamento materno.

“Por contar com programação diversificada, o Dia D é uma forma de chamar a atenção da mídia e sociedade para a relevância do aleitamento materno. E a obstetrícia atua com um olhar muito especial e delicado com a mãe, por isso os residentes são peças fundamentais na construção e execução de projetos na Atenção Primária. Eles têm feito contribuições muito relevantes além, claro, da atuação no cenário de prática onde levam toda a orientação necessária durante o pré-natal até o nascimento do bebê, daí o Dia D é mais uma forma de expansão do aprendizado dos residentes”, disse a preceptora.

Saiba mais

https://www.palmas.to.gov.br/portal/noticias/agosto-dourado-rede-de-saude-da-capital-promove-atividades-de-incentivo-ao-aleitamento-materno/28546/

 

Por Redação/Fesp
19/08/2021