Médicos residentes da Fesp realizam curso de ‘Suporte Básico de Vida’

18 médicos residentes do primeiro ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp) de Palmas realizaram na tarde de quinta-feira, 17, o curso de Suporte Básico de Vida (BLS).

A capacitação foi realizada no centro de treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado na região sul da capital e foi mediada pela enfermeira Karlla de Souza Luz.

O curso proporcionou aos residentes o aprendizado sobre um conjunto de técnicas de primeiros socorros que podem ser aplicadas imediatamente em casos de emergência como engasgo, parada cardíaca, crise de convulsão, entre outros.

A supervisora do programa de residência, a médica Ana Paula Pedreira Lima Rocha, ressaltou sobre a relevância do curso aos residentes.

“Consideramos de extrema importância proporcionar esse curso para os nossos residentes porque dentro das unidades básicas de saúde nós também encontramos situações de emergência e de urgência. Então esse tipo de capacitação faz parte do contexto da nossa vida cotidiana”.

Uma das participantes do curso, a médica residente Fernanda Carvalho Barros Dias destacou que o curso pode fazer toda a diferença na rotina dos profissionais.

“Foi uma experiência excelente. Eu considero fundamental todos os profissionais de saúde terem acesso à capacitação de suporte básico de vida, porque esse conhecimento salva vidas. Uma reanimação da caixa pulmonar bem feita, de alta qualidade, faz toda a diferença para o paciente”.

Ela ressaltou ainda que durante a capacitação os residentes tiveram acesso tanto à parte teórica, como também à parte prática. “E essa troca de conhecimento, a capacitação em si, foi extremamente importante para nossa formação enquanto médicos”, finalizou.

O curso é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

24/08/2023