3ª Reunião ordinária Sise-SUS da Fesp destaca ações voltadas para área da saúde

Na terça-feira, 29, aconteceu a 3ª Reunião Ordinária promovida pelo colegiado gestor do Sistema Integrado Saúde-Escola do Sistema Único de Saúde (Sise-SUS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), realizada na sede da instituição.

O encontro iniciou com as boas-vindas para o novo presidente da Fesp, André Pugliese. A reunião foi mediada pelo secretário-executivo do Sise-SUS da Fesp, Marcos Monteiro, com a colaboração da secretária acadêmica do sistema, Daniela Mafra.

O secretário-executivo Marcos Monteiro ressaltou que fazem parte do Sise-SUS, a gestão municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, instituições de ensino superior, técnico e de pesquisa conveniadas com a Rede Municipal de Saúde e movimentos sociais.

“O Sise-SUS tem o objetivo de estimular a implementação de ações de educação permanente em saúde, que contribuam para formação dos estudantes e qualificação de profissionais, visando desenvolvimento de melhores práticas de gestão, atenção, vigilância e educação em saúde, na rede pública de serviços de saúde de Palmas, como espaços de aprendizagem e  educação contextualizada, na perspectiva da integração ensino-serviço e comunidade”.

Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Saúde (NUPES) da Fesp, Patrícia Nomellini, destacou sobre a importância da pesquisa e extensão da instituição e anunciou a Mostra Científica prevista para o mês de novembro.

Por sua vez, a coordenadora do Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) da Fesp, Klauren Arantes, apresentou ao colegiado um panorama das residências em saúde.

O colegiado encerrou a reunião com apontamentos sobre as conquistas, desafios e sugestões para futuras ações. O próximo encontro está marcado para acontecer dia 28 de novembro.

Também participaram da reunião, representantes da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) entre outras instituições de ensino.

30/08/2023