Instituições de ensino renovam convênios para estágio na rede de saúde de Palmas

Nesta segunda-feira, 4, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) assinaram o termo aditivo do convênio de estágio com a Universidade Paulista (Unip), e a renovação do termo da Faculdade Anhanguera Palmas. Os convênios referem-se ao estágio obrigatório dos cursos superiores de ensino nas áreas da saúde, com a assinatura dos termos, os acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Enfermagem da faculdade Unip, e os estudantes das áreas de Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da faculdade Anhanguera seguem com os campos de estágio liberados na rede de saúde da capital.

Para o presidente da Fesp, André Pugliese, o convênio, além de resguardar os estudantes e as instituições, oportuniza experiências únicas aos graduandos.

“A fase do estágio é de extrema relevância na vida profissional de qualquer estudante e ter a oportunidade de estagiar no maior sistema de saúde pública do mundo e conhecer sua funcionalidade, bem como a realidade dos usuários do SUS, marca a vida de qualquer profissional de saúde. Semus e Fesp, juntas, alinham a melhor forma possível de acolher estes estagiários para cumprirem esta importante fase do ensino de forma exitosa e acompanhados pelos competentes trabalhadores da rede municipal.”

O diretor da Anhanguera Palmas, Lucas Lino Coelho, fala sobre a importância da parceria entre as instituições para beneficiar os alunos com as experiências profissionais da vida.

“Para nós é muito importante essa parceria, vemos como ferramenta de transformação, pois  não adianta o aluno só estudar, também é necessário servir a comunidade. Acho muito vantajoso que esse aluno aprenda com a vida real, e a prefeitura de Palmas, por intermédio da Fesp e da Secretaria Municipal de Saúde, proporciona essa experiência. É claro que ele terá experiência de sala de aula, porém nada muda a experiência do dia a dia.”

De acordo com Alessandra Moreira, responsável pela Divisão de Ensino e Trabalho da Fesp, atualmente a fundação tem convênio com 21 instituições de ensino de Palmas, e proporciona 52 campos de estágio em cenário, na rede de saúde de Palmas, disponibilizando vagas para as diversas áreas da saúde. Neste ano, até a presente data, a Fesp e Semus acompanham 1.241 estagiários das diversas instituições e cursos conveniados. Os estudantes interessados em atuar nas unidades de saúde de Palmas devem primeiramente procurar o setor responsável das instituições onde cursam a graduação, dessa forma serão encaminhados para os campos em que irão estagiar, por intermédio da Fesp e Semus.

Por Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
05/09/2023