Fesp participa de Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde em Brasília

Representantes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) participaram na segunda e terça-feira, 4 e 5, em Brasília (DF), do Seminário Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde. O evento teve como objetivo discutir o fortalecimento dos programas de residências no país e a qualificação profissional em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC) da Fesp, Milena Alves, ressalta que o seminário foi importante por trazer diferentes realidades aos profissionais.

"No seminário foi possível debater e ouvir outras experiências de residências na área profissional da saúde, saber realidades diferentes e outras semelhantes à nossa”. 

Ela ressalta que a Fundação tem progredido para o avanço nas discussões do tema. “O que percebemos é que temos conseguido avançar metodológica e organizacionalmente na Fesp. Temos muito a caminhar e a formulação e publicação de uma política nacional vai permitir que tenhamos direcionamentos mais equânimes, considerando as realidades do Brasil, pensando no SUS e na formação para e a partir dele".

A coordenadora destaca ainda sobre os desafios dos profissionais para melhorar a atenção básica. 

"Voltamos com grande desafio de refletirmos junto de nossos pares, como podemos melhorar ainda mais nossos processos de formação e gestão, considerando nossos colegas, tanto dos processos educacionais na Fesp quanto ampliando a articulação com a Semus, para podemos contribuir ainda mais com a melhor atenção à saúde da população de Palmas".

Um dos principais temas abordados no seminário foi a discussão para subsidiar a elaboração da política nacional de residência na área profissional da saúde.

Além disso, grupos de trabalho foram organizados no evento para discutir aspectos estruturantes da formação de especialistas residentes. 

O seminário aconteceu no formato presencial e reuniu cerca de 250 participantes, entre residentes, coordenadores, tutores, preceptores, supervisores e representantes da área, oriundos de todo o Brasil. 

Os representantes da Fesp foram as coordenadoras do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (PRMSM), Maisa Moreira, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC), Milena Alves, as preceptoras da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), Fernanda Noleto, e da Residência Multiprofissional de Saúde Mental (RMSM), Joicy Gráfico, a presidente da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), Micheline Cavalcante e o residente em saúde da família e representante da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência (Codemu), Guilherme Viana. Os representantes foram indicados pelo Fórum de Coordenadores de Residências e da Codemu.

O seminário também contou com participação de representantes do Ministério da Sáude (MS), Ministério da Educação (MEC), Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde (MNDRS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Por Redação Fesp
06/09/2023