NEJS da Fesp mediou mesa redonda sobre judicialização de medicamentos no IV Congresso

Na tarde desta sexta-feira, 22, a coordenadora do Núcleo de Estudos Jurídicos em Saúde (NEJS) da Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp), Ingridy Diaquelem, mediou a mesa redonda sobre judicialização de medicamentos e o papel do farmacêutico.  A participação fez parte da programação do IV Congresso de Farmácia, que aconteceu na última semana, entre os dias 21 a 23 de setembro, realizado no Centro Universitário Ceulp/Ulbra.

“A participação do NEJS no congresso demonstra a necessidade de reflexão, nos mais variados cenários, sobre os impactos do fenômeno judicial envolvendo a saúde. As discussões reforçam a importância do estímulo ao estudo e pesquisa jurídica com vistas ao enfrentamento racional das demandas extrajudiciais e judiciais. Isso coloca a Fesp como instituição pioneira na formação de operadores de direito e profissionais de saúde sensíveis e propositivos com relação a essa importante temática”, disse Ingridy Diaquelem.

Além da mediação da coordenadora, estiveram presentes na mesa de diálogo, os advogados Rodolfo Medina, Bruna Linhares e a procuradora do município de Palmas Esther de Amorim, bem como a farmacêutica-bioquímica Elizangela Braga e a firetora tesoureira do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRFTO) Marcia Juwer.

Omar Menezes, pesquisador do NEJS, destacou a importância do evento para a melhoria da saúde. “O congresso trouxe conhecimento e promoveu várias ações, como a discussão sobre a judicialização de medicamentos, destacando a importância do apoio técnico farmacêutico e fortalecendo as parcerias entre profissionais de saúde. Esses encontros são fundamentais para o desenvolvimento de ações conjuntas que visem a melhoria da saúde pública e a qualificação dos serviços prestados à população.”

O congresso visa fomentar o progresso dos cuidados farmacêuticos e consolidar a atenção primária no estado, o encontro reuniu acadêmicos, farmacêuticos, pesquisadores e profissionais da indústria farmacêutica.  Este evento visa promover uma discussão abrangente e produtiva entre os diversos segmentos que compõem o cenário de saúde pública.

Durante os três dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos por meio de minicursos e palestras de alto nível. Os temas abordados incluem cuidados farmacêuticos, estética, tendências da farmácia do futuro.

Por Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
25/09/2023