A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou na sexta-feira, 22, um encontro para dialogar com as instituições conveniadas com a Fesp, como os projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica em saúde são trabalhados em cada instituição de ensino, seus principais desafios e sinalizar possíveis parcerias entre as entidades.
“Unimos as instituições para debruçarmos sobre essa prática tão importante que é a extensão universitária. A Fesp segue aberta para as unidades de ensino superior e este foi um momento para que elas conhecessem um pouco mais sobre a nossa atuação e vice-versa. Estamos todos no mesmo barco, visando um processo educacional que dialogue com a realidade da saúde do nosso país”, ressaltou o presidente da Fesp, André Pugliese durante a reunião.
A coordenadora do Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-Ravs), Socorro Sarmento, destacou sobre a importância da Fesp ter parcerias com outras instituições de ensino nos projetos de extensão.
“Além do Plano Integrado em Residências em Saúde, temos aqui na Fesp projetos como o Palmas Para Todos, Qualifica Ravs, dentre outros, e nesses projetos nós temos também a necessidade de extensão, de nos aproximarmos da comunidade, temos diversos pesquisadores que atuam nas mais diferentes áreas da saúde e conhecemos nossos territórios, trocar conhecimento e abrir as portas com as universidades e instituições de ensino para a educação em saúde é ampliar ainda mais a cobertura eficaz do atendimento no SUS, e é também para isto que existimos”.
Participaram do encontro, representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), Faculdade Anhanguera, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Centro Universitário Unitop, Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas (antes conhecida como Itpac Palmas), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e a Fesp por meio dos projetos Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs), Qualifica-Ravs, além do Sistema Integrado de Saúde Escola do SUS (Sise-SUS).
O que são projetos de extensão?
Os projetos de extensão nas instituições de ensino significam a participação ativa do aluno na sociedade em que vive. Por isso, o projeto de extensão é sinônimo de impacto social — tanto na vida de quem recebe os benefícios do projeto quanto no cotidiano dos alunos que o integram.
Um dos objetivos dos projetos de extensão é retribuir à sociedade a oportunidade de aprendizado, desenvolvendo boas práticas e praticando as matérias aprendidas de uma forma interativa.
Por Redação Fesp
26/09/2023