Técnico-administrativos participam de módulo sobre Rede de Atenção e Vigilância à Saúde de Palmas

Os profissionais técnico-administrativos que atuam na Atenção Primária à Saúde da Capital participaram desta quinta-feira, 28, do módulo “Rede de Atenção e Vigilância à Saúde (RAVS) do município de Palmas”, ofertado pela Fundação Escola de Saúde Palmas (Fesp). A primeira etapa do módulo aconteceu na terça-feira, 26.

O módulo pretende despertar a reflexão dos profissionais sobre o que a RAVS, sua organização e carteira de serviços ofertados, para fortalecer a compreensão de que são espaços que visam assegurar o compromisso com a melhora de saúde da população, ofertando serviços contínuos no âmbito dos diferentes níveis de atenção à saúde.

A turma ficou dividida em dois grupos para que os profissionais demarcassem em uma mapa os territórios de saúde de Palmas e identificassem os pontos de atenção à saúde.

“O objetivo da atividade é entender como está estruturado organizacionalmente o nosso serviço de saúde, como que é pensado no todo. Isso porque os administrativos são os primeiros profissionais que vão atender aquele paciente do SUS e eles precisam saber o que existe na rede para orientar a população. É preciso então que eles saibam a população”, ressaltou a tutora da Fesp, Benta Figueiredo.

A coordenadora da unidade da saúde de saúde do município, Neuma Silva Melo destacou sobre a relevância da atividade na vida profissional. “Eu acho que cada aprendizado para nós é muito importante, principalmente para a gente conhecer a área que realmente a gente está atuando e ir trabalhando para melhor atender os pacientes que procuram os nossos serviços. A nossa professora fez com que a gente conhecesse não só a área nossa de abrangência, mas de toda a Palmas”.

O módulo pertence ao Programa de Educação Permanente Atenção Primária e Vigilância em Saúde e é dividido em quatro horas presenciais e quatro de ensino à distância. Na próxima semana o módulo será encerrado.

 

Sobre o programa 

O Programa de Educação Permanente Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Fesp tem como intuito qualificar os trabalhadores em saúde do nível técnico-administrativo quanto ao cuidado coletivo, para contribuir com uma assistência integral e resolutiva. 

Além disso, o programa pretende realizar trabalhos em equipes interdisciplinares e interprofissionais como orientador para a reorganização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, bem como oferecer ferramentas para proporcionar resolutividade dos problemas no cotidiano do cuidado coletivo. 

O programa também visa ofertar referências técnicas aos trabalhadores em saúde do nível técnico administrativo para o acolhimento humanizado em rede aos usuários do SUS.

Por Redação Fesp
29/09/2023