Semus capacita farmacêuticos para dispensação de Profilaxia Pré-Exposição nas farmácias municipais

Em Palmas, atualmente existem cerca de 400 usuários ativos que fazem o uso diário de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) para prevenir o vírus da imunodeficiência humana (HIV). A fim de atender a demanda e incentivar mais pessoas que estejam expostas ao risco de contrair o vírus utilizam o medicamento, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), realizou nesta quinta-feira, 9, uma capacitação para farmacêuticos para dispensação do item nas farmácias municipais.

A qualificação foi realizada para cerca de 40 profissionais, divididos em uma turma pela manhã e outra no período vespertino. Segundo o farmacêutico, Glauberson Giuvannucci Papacosta, atualmente a consulta, prescrição e dispensação da PreP tem sido realizada somente no prédio Dr. Ewaldo Borges, localizado na ACSU-SE 110 (1.102 Sul), avenida Teotônio Segurado. “A ideia é que tanto a avaliação, consulta, dispensação e acompanhamento sejam feitos nas unidades de saúde pelos farmacêuticos. É um projeto-piloto, vamos começar em poucos locais e depois podemos pensar em levar isso para todas as farmácias do município”, esclarece.

Ele ainda explica que a expectativa de vida de pessoas com HIV são similares aos que não são positivos, mas ressalta que o número de infectados tem aumentado. “A gente quer diminuir os casos novos, o HIV ainda é uma epidemia e tem muita gente que está contraindo o vírus. Existe este medicamento específico para evitar contrair o vírus e é justamente por isso que querem maior adesão da população.”

Quem pode tomar a PreP?

A Profilaxia Pré-Exposição é destinada para pessoas que se expõe em fatores de risco como relação sexual sem preservativo, acidente ocupacional em unidades de saúde com material perfuro cortante, aerossóis ou respingos de secreções de corpo humano em mucosas oculares, bucal ou ferimentos abertos, entre outros. O paciente, com interesse em fazer o uso do medicamento, passará por uma consulta e se candidatar para fazer o acompanhamento.

Por Semus/Palmas
09/11/2023