Fesp inicia cursos de ‘Qualificação em Processos Educacionais na Saúde’

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizou na manhã desta terça-feira, 14, o primeiro encontro da turma de 2023/2 do curso de ‘Qualificação em Processos Educacionais na Saúde (QPES-MA), do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde’ (PMEPS).

O objetivo é capacitar facilitadores para os processos educacionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Fesp com uso de metodologias ativas e participativas de aprendizagem.

O coordenador e docente facilitador, Marcos Monteiro conta que serão três turmas com o total de 31 participantes capacitados ao longo do biênio 2023/2024. “Estão se iniciando três iniciativas educacionais utilizando ensino híbrido, visando a capacitação de profissionais da saúde e facilitadores de processos educacionais no Sistema Integrado Saúde-Escola do SUS de Palmas (SISE-SUS), a serem realizadas pela Fesp.”

A primeira turma iniciou a qualificação nesta terça-feira, 14, e deve encerrar até 11/06/2024. O público-alvo são coordenadores, preceptores e tutores/supervisores dos programas de residências médicas e residências multiprofissionais do Plano Integrado Residências em Saúde (PIRS), coordenadores e tutores do Programa de Educação Permanente em Saúde em Atenção e Vigilância em Saúde (PEP-APVS), profissionais de áreas técnicas da FESP e da Semus, que preferencialmente desenvolvam atividades educativas na Rede de Saúde de Palmas.

A segunda turma tem como ênfase na reflexão de prática de preceptores (QPES RP – Preceptoria). Ela começa no dia 29 deste mês e vai até 20 de novembro de 2024. O público-alvo são os preceptores dos programas de residências médicas e residências multiprofissionais do PIRS.

A terceira turma aborda a reflexão de prática de tutores (QPES RP – Tutoria) e será realizada dia 30 de novembro e seguirá até 28/11/2024. O curso é voltado a tutores/supervisores dos programas de residências médicas e residências multiprofissionais do PIRS.

De acordo com o coordenador, um total de 134 profissionais da saúde/egressos foram capacitados nos cursos do Projeto QPES/PMEPS, no período de 2017 a 2023.

14/11/2023