A equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Dr. Emílio Fernandes participou da oficina sobre a Rede de Atenção e Vigilância à Saúde (Ravs) do Município de Palmas, ofertada pela Fundação Escola de Saúde Palmas (Fesp). O encontro ocorreu na última quarta-feira, 10, durante o período da manhã e da tarde. A capacitação teve como objetivo despertar a reflexão dos profissionais sobre o que é a Ravs, sua organização e a carteira de serviços oferecida.
A odontóloga e coordenadora do Programa de Educação Permanente Atenção Primária e Vigilância em Saúde (PEP-APVS) e da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Isnaya Almeida Brandão Lima, destaca a importância da capacitação. “É fundamental que todo e qualquer profissional que atue no SUS conheça a rede e se aproprie dos serviços ofertados em cada um dos pontos de Atenção à Saúde, identificando as ações de gestão do Município e do Estado de modo a entender os fluxos estabelecidos para viabilizar o cuidado integral do paciente.”
Ela lembra ainda que o CAPSi foi inaugurado há pouco tempo e por isso houve a necessidade urgente de capacitar seus servidores. Participantes da oficina, a psicóloga Alessandra de Labio ressalta a necessidade das equipes multiprofissionais entenderem o território. “Está tudo sendo visualizado para orientar o público que virá para cá. Estamos internalizando esse conhecimento para repassá-lo à população. Isso se faz necessário porque nós fazemos um referenciamento e um matriciamento desse público. Então, estamos aprendendo na prática como tudo isso funciona”.
O CAPSi foi inaugurado no dia 6 de dezembro de 2023 e está localizado na Quadra ACSU-SO 130 (1.301 Sul). O local é destinado para atender crianças e adolescentes de até 17 anos com transtornos mentais graves e persistentes.
Próximas oficinas
A Fesp irá ofertar mais quatro oficinas. Confira o calendário:
Por Redação Fesp
11/01/2024