Residentes em Enfermagem Obstétrica da Fesp passam por capacitação sobre o programa ‘Previne Brasil’

A Prefeitura de Palmas finalizou nesta sexta-feira, 27, a “Capacitação teórica sobre indicadores do Previne Brasil: indicadores da Atenção Primária”, ofertada aos residentes em Enfermagem Obstétrica (REO) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio da Secretaria da Saúde (Semus), um dos cenários de práticas dos residentes.

Com ênfase nos indicadores da assistência materno-infantil, que começa ainda na gestação, o curso ocorrido na Fesp, teve início na quinta-feira, 26, e contou com a participação de dez residentes. O treinamento foi ministrado pelo gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Pimária da Semus, Ilton Batista Júnior, e pela preceptora da REO, enfermeira Yusely Sanchez.

De acordo com Ilton Júnior, com o curso foi possível explicar como o Ministério da Saúde avalia os municípios de acordo com os indicadores do Programa, bem como, são trabalhados esses critérios junto às Unidades de Saúde da Família (USFs). “O conteúdo aplicado traz reflexão aos residentes e entendimento de como funciona a Atenção Primária, desde o processo de trabalho dos profissionais, recomendações e orientações do registo no e-SUS, até a execução final que é o atendimento ao paciente. Neste caso, é de suma importância para estes residentes, já que eles acompanham as usuárias da Rede Municipal de Saúde da gestação ao parto”, disse o gerente.

Indicadores do Previne Brasil

O programa Previne Brasil determina indicadores que devem ser alcançados anualmente pelos municípios para que haja repasse de recursos do Governo Federal. Para isso, é preciso atender critérios estabelecidos como proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada. Tais indicadores integram as ações estratégicas desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Por Redação/Fesp
28/08/2021