Fesp divulga calendário de submissão de projetos de pesquisa a Comitê de Ética

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) divulgou na última segunda-feira, 15, o cronograma de reuniões e datas-limite para envio de projetos de pesquisa a seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os projetos de pesquisa serão realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas. O calendário se refere ao primeiro semestre de 2024.

Pesquisadores vinculados aos projetos, programas e núcleos da Fesp, bem como os servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que tenham interesse em realizar pesquisas na área da Saúde já podem se organizar e consultar o cronograma no site da Fesp, na aba "Comitê de Ética". “Quando um projeto é submetido na Plataforma Brasil, o Comitê de Ética é responsável por avaliar os interesses dos participantes, de acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Esses documentos fornecem diretrizes para garantir os direitos dos participantes e também estabelecem os requisitos necessários para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa em consonância com os preceitos éticos”, explicou a  vice-coordenadora do CEP, Mariane de Melo.

Os projetos devem ser submetidos ao CEP da Fesp por meio da Plataforma Brasil, que é a base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. Para que o protocolo de pesquisa seja relatado na reunião ordinária de cada mês, é necessário que  seja submetido até dez dias antes da data da reunião. Esse período é necessário para os trâmites de recepção e validação documental, bem como para a análise do parecerista.

Conforme o cronograma divulgado, as reuniões e o envio dos projetos para o primeiro semestre de 2024 começam a partir de fevereiro de 2024. Abaixo estão as datas-limite para o protocolo de interesse para realização da pesquisa e as datas das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa da Fesp:

Datas-limite de protocolo dos projetos:

• 12/02/2024;
  • 11/03/2024;
  • 15/04/2024;
  • 13/05/2024;
  • 10/06/2024;

Reuniões:

• 22/02/2024;
  • 21/03/2024;
  • 25/04/2024;
  • 23/05/2024;