Fesp entrega título de especialista a 73 profissionais de saúde

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra Palmas), realizou na noite de quinta-feira, 29, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, a cerimônia de colação de grau de 73 especialistas concluintes dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades multiprofissional e uniprofissional dos anos de 2022 a 2024. O evento contou com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro.

A chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância dos especialistas formados pela Fesp para a Saúde Pública. "Esses profissionais estão sendo formados com a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas e vivenciaram nossa realidade. Eles poderão seguir contribuindo com a saúde do nosso País. Se hoje somos referência em residência em saúde, devemos aos nossos residentes e a toda equipe da saúde de Palmas. São pessoas apaixonadas pela Saúde Pública, dispostas a servir à nossa população susdependente".

A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades, coordenadores, preceptores, tutores da residência, familiares e amigos dos formandos. “A residência multiprofissional é muito importante para o Município, pois forma profissionais alinhados às necessidades do SUS em Palmas e capacitados para melhorar e transformar a assistência em saúde. Eu me sinto muito orgulhosa de ter participado de mais uma turma da residência. Essa formação agregou muito à minha carreira e à minha vida pessoal, pois além do título de especialista em Saúde Mental, construí muitos vínculos durante os dois anos da residência”, explicou a psicóloga formada pelo programa de Saúde Mental, Fernanda Reis.

O presidente da Fesp, André Pugliese, enfatizou a relevância dos programas de residência oferecidos pela Fesp na vida profissional dos especialistas. "Nossos programas de residência são projetados para capacitar os profissionais de saúde com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios complexos do cenário atual da saúde. Estou particularmente orgulhoso dos especialistas que a Fesp está formando, pois acredito firmemente que, com sua formação, eles estarão não apenas aptos, mas também motivados a oferecer um atendimento de qualidade e centrado no paciente".

Os especialistas foram formados em diversas áreas, incluindo:

  • Residência Multiprofissional em Saúde Mental: cinco especialistas;
  • Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade: 29 especialistas;
  • Residência em Saúde Coletiva: 14 especialistas;
  • Residência em Enfermagem Obstétrica: seis especialistas;
  • Residência em Medicina de Família e Comunidade: sete especialistas;
  • Residência Médica em Oftalmologia: um especialista;
  • Residência Uniprofissional em Clínica Integrada de Adulto: cinco especialistas;
  • Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária: seis especialistas.

Destaca-se ainda que ao longo de dez anos, a Fesp tem sido responsável pela formação de mais de 600 especialistas em saúde, consolidando-se como referência em toda a região Norte do País.

Por Redação Fesp
01/03/2024