Servidores da ETI Padre Josimo participam de capacitação de primeiros socorros

Qualificação é fundamentada na Lei Lucas (Lei Federal 13.722/18), que impõe a obrigatoriedade de preparo em primeiros socorros para escolas, tanto públicas quanto privadas, e espaços de recreação infantil


Cerca de 20 servidores da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, na região Norte de Palmas, participaram, no último sábado, 2, de capacitação de primeiros socorros. A qualificação está dividida em quatro turmas, sendo esta a primeira. Cada turma vai realizar 20 horas de capacitação entre teorias e cenários de práticas simuladas. 

A pedagoga e orientadora educacional da ETI Padre Josimo, Denise de Oliveira participou. "Esse curso é extremamente importante porque lidamos com crianças, adultos e todo um público no qual a qualquer momento pode ocorrer uma situação em que ficamos perdidos, sem saber o que fazer. Como foi mencionado, os primeiros dez minutos são primordiais para salvar alguém. Necessitávamos dessa iniciativa, pois trabalhamos com pessoas", contou a pedagoga. 

A capacitação está embasada na Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), sancionada em 4 de outubro de 2018 e que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. "A capacitação em primeiros socorros é baseada em simulação realística. Teremos um momento de aula teórica para discutir as temáticas e também momentos de simulação de cenários, com práticas simuladas, onde um grupo de atores da Escola Padre Josimo, formado pelos próprios alunos, participará dos cenários, nos quais os professores e servidores realizarão o atendimento e a abordagem desses pacientes", explicou o enfermeiro emergencista Mauro Maués. 


A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Centro Universitário Unitop.


Por Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
04/03/2024