1ª Reunião ordinária do Sise-SUS da Fesp apresenta experiências exitosas voltadas à saúde

Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na 1ª Reunião Ordinária promovida pelo Colegiado Sistema Integrado Saúde-Escola do Sistema Único de Saúde (Sise-SUS) da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). O encontro ocorreu na tarde da última terça-feira, 23, no prédio da instituição.

Durante a reunião, foram compartilhadas as experiências exitosas de planejamento estratégico, ensino, pesquisa e extensão das instituições de ensino.

A primeira apresentação foi sobre o “Desenho do Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-RAVS)”, da coordenadora do Qualifica-RAVS da Fesp, Socorro Sarmento. Trata-se de um projeto que apoia a gestão dos serviços de saúde de Palmas, e potencializa o olhar dos pesquisadores para contribuir, por meio da sua pesquisa, para melhoria da ambiência e da prestação de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS).

A segunda apresentação abordou a experiência exitosa do projeto de extensão "Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Tocantins" (CEPIC/UFT), coordenado por Ana Edith Farias Lima. O local oferece um quadro com terapias holísticas totalmente gratuitas e abrange tanto a comunidade acadêmica e servidores da UFT, quanto a comunidade externa.

A terceira apresentação de experiência exitosa trouxe a temática "Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em Cena: Os desafios Contemporâneos no combate às formas de Violência Sexual", cujos responsáveis foram acadêmicos egressos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O trabalho teve como objetivo desenvolver a extensão na comunidade, articulando atividades críticas-reflexivas sobre direitos humanos e sociais na infância e adolescência, por meio de explanação teórica e prática baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por fim, houve uma apresentação sobre a “Distribuição dos Estágios e Dimensionamento das Unidades de Saúde”, cuja responsável é Nathalia Renata Nonato Lima Cordovil, da Divisão de Ensino e Trabalho da Fesp.

O secretário-executivo do Sise-SUS, Marcos Monteiro, ressaltou a importância do encontro.

"A reunião trouxe um reconhecimento da qualidade e importância deste espaço de trocas, aprendizados e discussão das políticas e de iniciativas em gestão do trabalho, de educação permanente em saúde e da integração ensino-serviço-comunidade, para o fortalecimento da qualificação dos estudantes, docentes, trabalhadores da saúde e gestores, gerando também melhor qualidade de vida para a população que vive nos territórios da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde de Palmas".

A próxima reunião está marcada para acontecer no dia 18 de junho.

Fazem parte do Sise-SUS, a gestão municipal e estadual do SUS, trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, instituições de ensino superior, técnico e de pesquisa conveniadas com a Rede Municipal de Saúde e movimentos sociais.