Capacitação busca alinhamento com os profissionais que atuam na Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde
Nesta sexta-feira, 21, foi realizado o segundo encontro do Curso Básico de Vigilância em Saúde (CBVS) que busca promover a capacitação para os pesquisadores do Programa de Qualificação da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Qualifica-Ravs) que atuam na gestão da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs). No total, serão realizados três encontros, sendo o último no dia 28 deste mês.
“Estamos trabalhando com a metodologia ativa, que é uma concepção educativa que estimula processos de ensino-aprendizagem e crítico-reflexivos. A proposta é de construção coletiva de conhecimentos, possibilitando a apropriação de conceitos e ferramentas que instrumentalizam a sua aplicação, adequados às características da realidade dos pesquisadores. Dessa forma, tanto o tutor, quanto os participantes contribuem da mesma maneira prevalecendo a troca de informações e a construção coletiva de propostas que serão ofertadas nas três oficinas de trabalho”, explicou a coordenadora do Qualifica-Ravs, Socorro Sarmento.
- Introdução ao Tema Vigilância em Saúde Pública
- Conceitos e Fundamentos Básicos em Epidemiologia
- Vigilância em Saúde Pública: Coleta de Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Introdução à Investigação de Caso
- Vigilância em Saúde Pública: Interpretação dos Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Apresentação dos Dados
- Vigilância em Saúde Pública: Definição de Caso
- Vigilância em Saúde Pública: Sistemas de Informação
- Vigilância em Saúde Pública: Comunicação e Ação
Por Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
21/06/2024