A IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, promovida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), teve início na segunda-feira, 2. Com o tema ‘Compartilhando Estratégias de Cuidar em Saúde’, o evento, que segue até quarta-feira, 4, visa valorizar o conhecimento, promover discussões e compartilhar saberes voltados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em Palmas.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais que uniram arte e conscientização. O representante da cultura hip hop no Tocantins Mano Wilson e o rapper Sabraj emocionaram o público com a música ‘Amanhã há de ser um outro dia’, uma fusão de rap, samba e rock, que será apresentada na 12ª Conferência Nacional de Saúde. A performance destacou temas como a valorização do SUS, democracia e direitos sociais. Em seguida, o Coral Municipal de Palmas, sob a regência da maestrina Renate Stephanes Soboll, encantou a plateia com clássicos musicais, proporcionando um momento de conexão e emoção.
O presidente da Fesp, André Pugliese, ressaltou o papel essencial do evento na disseminação do conhecimento em saúde. “Quando assumimos a gestão, sonhamos, mas há uma grande distância entre o sonho e a realização. Vocês, que fazem parte disso, têm motivos para se orgulhar da Fesp. Estamos reforçando nossa referência graças ao trabalho incansável de todos. Ser resiliente vale a pena, especialmente quando trabalhamos com a saúde da população.”
A secretária municipal de Saúde, Anna Crystina Mota, deu as boas-vindas aos novos servidores, destacando a importância da Fesp na formação e capacitação. “A Fesp tem um histórico de construção, coletividade e competência no âmbito nacional. A mostra evidencia isso. Agradeço aos preceptores, tutores e supervisores que atuam no campo com os residentes. Fazer residência é um presente para o profissional de saúde. Discutir saúde com quem faz saúde é fundamental, e a mostra será um sucesso”.
O secretário executivo de Saúde, Daniel Borini, abordou os desafios e avanços da gestão financeira, destacando que 70% da receita é paga com recursos próprios. “Recebemos mais de 500 novos servidores no último concurso. Apesar dos desafios de gestão no SUS, nosso esforço coletivo garante o cuidado que o usuário precisa. Isso é fundamental para melhorar o SUS a cada dia.”
Além dos gestores da Fesp e da Semus, o evento contou também com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Grangeiro Saraiva.
Texto: Ascom Fesp
Edição: Secom Palmas
Por Ascom Fesp
04/12/2024