Profissionais da saúde apresentam trabalhos na IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Aconteceram, nesta terça-feira, 3, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), as apresentações orais e exposições de pôsteres da IV Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, promovida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). Na ocasião os pesquisadores puderam mostrar e partilhar sua execução na produção dos trabalhos e produtos expostos.

“É importante eles mostrarem o seu desempenho durante a residência porque fazem vários trabalhos e produtos, então é uma forma de compartilhar essas experiências, o que é muito rico, sendo um momento de troca entre os diferentes programas e profissionais da saúde”, explica a professora doutora Luciana Pugliese, uma das avaliadoras dos trabalhos apresentados.

Késia Gonçalves, enfermeira que está se especializando em saúde mental, relata sobre os impactos de sua experiência, que tem como tema ‘A arte como ferramenta terapêutica’. “Isso me tirou da ‘caixinha’, foi uma outra visão para mim enquanto enfermeira, não era muito específico da minha categoria, me motivou a conhecer mais sobre a saúde mental, as ferramentas para promover a saúde mental”, descreve Késia. 

A estudante do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Millena Fernandes Oliveira, participante da liga acadêmica geriatria e gerontologia, conta sobre sua experiência na atenção primária de Palmas, tendo como tema ‘Promovendo autocuidado, autoestima, bem-estar e qualidade para pessoas idosas’. “Nesta ação, acabamos conseguindo ter uma convivência e o fortalecimento do vínculo da universidade com a comunidade, que nos mostra que é muito importante essas ações fora da universidade para com os idosos”.

Entre as apresentações indicadas à premiação estão as modalidades ‘Apresentação oral’ e ‘Vídeo e Expressões Artísticas’, podendo ser avaliadas pelo público ouvinte, por meio de um QR Code compartilhado com os mesmos.

Fazendo parte da programação do evento, a Tenda de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) Paulo Freire, uma homenagem ao educador e filósofo brasileiro, em parceria com o Centro de Práticas Integrativas Complementares (Cepic/UFT) desenvolvem práticas terapêuticas usadas para a prevenção da saúde e bem-estar. “Aqui, desenvolvemos terapias que já tem mais de cinco a 13 mil anos, como exemplo da medicina tradicional chinesa, nós fazemos várias terapias e dentro dessa política temos 29, nós fazemos muitas delas e ofertamos gratuitamente para a comunidade em geral”, esclarece a coordenadora do Cepic/UFT, professora Ana Edith Farias Lima.

Premiação

Na programação houve 12 experiências indicadas para menção honrosa, além de três trabalhos premiados que foram:

  • 1º lugar: Rompendo o silêncio: Violência autoprovocada infantojuvenil no território Krahô I em Palmas/TO, apresentado por Gabriela Teixeira Lima.
  • 2º lugar: Cordel do Cuidado: reflexões sobre teoria e prática, apresentado por Wysney Pereira Rocha.
  • 3º lugar: Grupo Vital: Movimento é Saúde!, apresentado por Paulibeth do Nascimento Ferreira.

Por Adryelli Israel - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
04/12/2024