O terceiro módulo do curso de capacitação em Lian Gong em 18 terapias, realizado no auditório da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), foi encerrado nesta terça-feira, 10. A prática, reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, foi orientada pela Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CTDANT) e executada pelo fisioterapeuta Tiago Veloso Neves. Com aulas teóricas e práticas, o curso é voltado à aplicação da técnica em unidades de saúde e Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT).
O principal objetivo do curso é capacitar profissionais para implantar e expandir o programa Lian Gong, uma prática chinesa baseada em exercícios físicos voltados para o alívio da dor e prevenção de doenças. O projeto visa aumentar o acesso a práticas corporais e incentivar modos de vida saudáveis, com foco em pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
O fisioterapeuta Tiago Veloso Neves falou um pouco de sua experiência com os profissionais da saúde. “Foi um processo muito positivo, pois o pessoal participou ativamente dos três módulos que ministramos e percebo que eles absorveram muito bem o método”, disse acrescentando que a expectativa é que todos eles continuem aplicando e difundindo essa prática para o benefício de mais pessoas.
A previsão é de que curso de capacitação em Lian Gong em 18 terapias continue sendo realizado em 2025.
Por Adryelli Israel - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
10/12/2024