Fesp discute adesão de cursos de Farmácia a programa de estágio na Rede Municipal de Saúde

A presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Marttha Ramos, reuniu-se nesta quinta-feira, 02, com os coordenadores das faculdades de Farmácia de Palmas, Juliane Farinelli, do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra); e Maykon Paiva, da Faculdade de Palmas (Fapal), para discutir a implantação de estágio de acadêmicos do curso na Rede Municipal de Saúde.

Na Prefeitura de Palmas, os estágios na área da Saúde são mediados pela Fesp e a proposta é incluir o estágio em assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial, com foco nos componentes básicos estratégicos e especializados. Um dos principais cenários de práticas são as unidades de saúde da Secretaria da Saúde (Semus). A presidente da Fesp também sugeriu que os acadêmicos contribuam com pesquisas e produção de artigos baseados nas vivências acadêmico-profissionais adquiridas.

“É uma ótima oportunidade firmar essa parceria com a Fesp que atua diretamente com saúde pública, já que temos essa necessidade do aluno que está no campo de estágio conhecer um pouco mais das políticas públicas porque é um dos campos que mais absorve profissional depois de formado no Tocantins, eles estão nas farmácias comunitárias e na farmácia hospitalar”, enfatizou o coordenador do curso na Fapal, Maykon Paiva, acrescentando a importância de que conhecer o âmbito do SUS, a saúde pública e as unidades básicas de saúde.

Segundo Marttha Ramos, atualmente a Fesp conta com residentes farmacêuticos em seus programas de residência, no entanto ainda não há parceria de estágio com acadêmicos. “Todos os anos diversos farmacêuticos são formados em Palmas, somente a Fapal irá formar 84 novos profissionais, é um número expressivo e trazê-los para atuar no âmbito do SUS apenas enriquecerá estes profissionais que chegarão ao mercado com uma bagagem mais robusta”.

Próximos passos

De acordo com a responsável pela Divisão de Ensino, Trabalho e Pesquisa, Renata Federighi, as instituições envolvidas, neste caso o Ceulp/Ulbra e Fapal, deverão protocolar ofício de intenção de parceria para que, posteriormente seja assinado o 'Termo de Convênio de Estágio' dos acadêmicos dos cursos de Farmácia com a Fesp. A previsão é que o convênio seja selado ainda este semestre.

A reunião contou ainda com a participação da analista de Saúde da Fesp, a farmacêutica Marta Rocha.

Por Redação/Fesp
03/09/2021