Saúde orienta sobre cuidados contra Covid-19 mesmo após vacinação

Já é possível notar o cenário um pouco mais ameno, em relação ao número de casos de Covid-19 na Capital, em comparação aos registros do início deste ano. Nos últimos meses de março e abril, por exemplo, 9.896 casos foram notificados, já em julho e agosto o registro foi de 4.551 casos.  Para manter a queda nos números de casos, a gestão municipal tem intensificado a vacinação e vigilância no cumprimento das medidas preventivas de cuidado com a proliferação do novo vírus.

Os registros epidemiológicos vêm mostrando queda de internações nos leitos hospitalares, na busca por atendimentos nas unidades de saúde, que atualmente seguem em ritmo mais tranquilo nas ocorrências de casos suspeitos de Covid-19, conseguindo com essa diminuição realizar os atendimentos das diversas especialidades sem sobrecarga aos profissionais e com tempo mais curto para o paciente.

Para os especialistas que atuam na rede de saúde de Palmas, o período mais ameno só está sendo possível devido ao avanço da vacinação e às demais medidas de prevenção cumpridas por grande parte dos cidadãos. “Até o momento, 243.092 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram administradas na Capital, sendo que 176.031 pessoas tomaram a primeira dose e 67.061 foram vacinadas com a segunda dose ou dose única”, relata a diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Marêssa Ribeiro, lembrando que os esforços feitos até aqui precisam continuar para evitar uma terceira onda.

O secretário executivo da Saúde, Daniel Borini, reforça que a rede de saúde segue com a vacinação e que Palmas já avançou muito, porém os cuidados não devem ser deixados de lado. “Com a identificação corrente da variante Delta em nosso país, chamamos a atenção da população para os cuidados de prevenção contra a Covid-19. Ainda não podemos deixar de usar a máscara sempre que sair de casa, higienizar as mãos e preferir manter o distanciamento social”, orientou o gestor reforçando que a necessidade da participação de todos neste processo.

Por Redação Semus
03/09/2021