Prefeitura de Palmas discute normas técnicas para projetos arquitetônicos da saúde

Na noite desta quinta-feira, 7, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), realizou uma palestra sobre estrutura básica e normas técnicas para projetos arquitetônicos e de engenharia em estabelecimentos de saúde. 

O objetivo foi apresentar um manual padronizado de entrega de projetos arquitetônicos, com a estrutura básica, os elementos exigidos e as normas técnicas utilizadas pela Vigilância Sanitária Municipal. O guia foi desenvolvido pelas pesquisadoras Lorany Moura e Karine Ferreira, sob orientação da coordenadora do Programa Qualifica RAVS, Socorro Sarmento.

O presidente da Fesp, André Cavalari, destacou a importância da ação. “A Prefeitura de Palmas é a primeira a apresentar um projeto assim, que visa facilitar, organizar e desburocratizar os processos. Desse modo, os projetos protocolados vão atender às normas técnicas exigidas, sem complicar a vida de quem deseja empreender no município”.

A engenheira civil e pesquisadora Lorany Moura explicou a iniciativa. “Tudo surgiu a partir de uma inquietação do Setor de Análise de Projetos da Vigilância Sanitária e visa conscientizar sobre a importância de projetos de saúde que integrem funcionalidade, segurança e conformidade legal”.

Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Denis Rocha

Por Daniel Reis
08/08/2025