Assessora do Ministério da Saúde conhece programas municipais de residência

Técnica do MS também visitou algumas unidades de saúde da Capital, que são utilizadas como cenário de prática para os residentes

A Prefeitura de Palmas recebeu nessa quinta-feira, 16, a visita da representante da Coordenação Geral de Residências do Ministério da Saúde (MS), Alessandra Castro. A assessora técnica do órgão federal conheceu os nove programas de residência desenvolvidos pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e percorreu algumas unidades de saúde da Capital, que são utilizadas como cenário de prática para os residentes.

Segundo Alessandra Castro, Palmas foi a primeira cidade a receber a visita de técnicos do Ministério da Saúde após o lançamento do Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde, ocorrido em julho deste ano. Ela afirmou ainda que “esse Plano é fruto de um estudo feito ao longo de dez anos pelo MS e que se tornará uma política de Estado e não somente de um governo”.

A Unidade de Saúde da Família da Arno 41 (403 Norte) foi um dos locais escolhidos para o roteiro por ser um campo de atuação para residentes de todos os programas da Fesp. Durante a visita, a assessora dialogou com preceptores, residentes e coordenadores dos programas, destacando que “o processo de aprendizagem em serviço está excelente e que Palmas é, realmente, um polo formador de profissionais de saúde”.   

A coordenadora do Plano Integrado de Residências em Saúde da Fesp (Pirs), Socorro Sarmento, fez um balanço do dia e comemorou o fato de Palmas ter sido a primeira cidade visitada por representantes do Ministério após o lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências. “Com esse instrumento de gestão teremos o aumento de vagas para residentes e mais programas que já estamos diagnosticando para cadastrar e implementar no SUS de Palmas por meio do Ministério da Saúde”, destacou.    

O Pirs

O Plano Integrado de Residências em Saúde (Pirs) foi criado há sete anos e já formou cerca de 335 residentes em diversas áreas de atuação, como Medicina em Saúde da Família e Comunidade (SFC), multiprofissional em SFC, Multiprofissional em Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Clínica Integrada de Adultos, Medicina Veterinária, Medicina em Patologia e Oftalmologia. Em 2021, ingressaram nesses programas aproximadamente 100 residentes por meio de processo seletivo.

O Pirs é um mecanismo de ensino e formação em serviço da gestão municipal do SUS, cujo objetivo principal é formar profissionais da saúde por meio da indução e do apoio ao desenvolvimento dos processos de qualificação. Cabe também ao Pirs estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.  

Saiba mais neste link.

Por Redação Fesp
16/09/2021