Palmas é a primeira cidade da região Norte a receber Plano Nacional de Fortalecimento de Residências

Palmas foi a primeira cidade da região Norte a receber visita dos técnicos do Ministério da Saúde após o lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento em Saúde. O objetivo é ampliar a formação de especialistas em áreas com menor cobertura, reforçando a assistência à saúde nessas regiões, que são consideradas prioritárias. 

A iniciativa reforça um dos eixos estruturantes do plano previsto neste primeiro ciclo, que é justamente o de apoio institucional. A representante da Coordenação Geral das Residências em Saúde, da Secretaria Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Alessandra Castro, viajou a convite da prefeitura e conheceu os programas de residência desenvolvidos pela região, em especial os da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

Na ocasião, a técnica dialogou com preceptores, residentes e coordenadores dos programas. "O plano nacional dá condições para que Palmas consolide as suas intenções de ampliação de programas de residência em saúde voltados para as necessidades e prioridades da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Alessandra. O roteiro incluiu a visita a unidades de saúde que são utilizadas como cenário de prática para os residentes, como a Unidade de Saúde da Família da Arno 41 (403 Norte), considerado um importante campo de atuação para esses profissionais que integram os programas da Fesp.

A presidente da Fesp, Marttha Franco Ramos, elogiou a iniciativa e destacou a importância da visita. “Foi muito importante para nós receber um representante do Ministério da Saúde para falar sobre o fortalecimento do programa de residência em saúde e representou uma grande motivação por parte de nossa equipe. Aumentou nossa expectativa quanto à expansão do número de vagas e também quanto à criação de novas residências. Nosso objetivo é investir cada vez mais nos programas de residência em saúde de Palmas/TO”, concluiu Marttha.

Por Ministério da Saúde
22/09/2021