Fesp apresenta projeto sobre teleatendimento a diabéticos para o Conselho Federal de Farmácia

A iniciativa vem sendo executada por farmacêuticos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Capital


REDAÇÃO FESP


O Projeto Teleatendimento Farmacêutico a Usuários em Insulinoterapia foi apresentado nesta sexta-feira, 24, na reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília-DF. O projeto foi desenvolvido e executado por farmacêuticos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) a partir de 2020. 


A farmacêutica e facilitadora do Projeto, Karenina Pegado, e a residente Isabella Lázaro, conduziram a apresentação. Os conselheiros e o público presente puderam conhecer como tudo começou, a partir de um curso sobre cuidado farmacêutico no SUS, levado pelo CFF aos profissionais de Palmas em 2019. Conforme a explanação, o curso estimulou a ideia de implantar, em meados de 2020, o primeiro projeto com esse enfoque, o qual recebeu o nome de Cuidado Farmacêutico e contou com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Karenina Pegado disse que o Projeto Teleatendimento Farmacêutico a Usuários em Insulinoterapia é fruto dessa visão construída nos últimos anos em Palmas sobre o cuidado farmacêutico entre os trabalhadores do SUS. “A pandemia exigiu uma atenção ainda maior aos insulinodependentes e a atuação dos residentes foi importantíssima para orientar os pacientes quanto ao armazenamento correto das insulinas, local adequado de aplicação, interações medicamentosas e outros esclarecimentos”, ressaltou. 


A presidente da Fesp e conselheira federal de Farmácia pelo Tocantins, Marttha Franco Ramos, foi a responsável pela inclusão da apresentação do Projeto na reunião do plenário do CFF. Ela lembra que o Conselho vem apoiando a Saúde de Palmas em diversas ações, como na realização de cursos, workshops e outros eventos de capacitação profissional na área de Farmácia. “Levar esse Projeto ao conhecimento dos membros da entidade serviu para demonstrar os resultados do apoio recebido e reafirmar a importância da parceria entre o Conselho e a Prefeitura de Palmas, por meio da Fesp”, afirmou.


Por Redação Fesp
24/09/2021