Fesp realizará curso de Teste Rápido para Diagnóstico do HIV, Triagem de Sífilis e Hepatites

Curso é ofertado para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e terá inicia na quinta-feira, 24

Com foco na oferta de serviços de qualidade na Rede Municipal de Saúde, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) oferta novo curso aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, os profissionais da Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus) farão o “Curso de Teste Rápido para Diagnóstico do HIV, Triagem de Sífilis e Hepatites (B e C) e Aconselhamento”, que começa na próxima quinta-feira, 24.

O curso será ministrado pela enfermeira analista da Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Semus, Alcinéia Ferreira Santos, juntamente com os residentes de Saúde Coletiva da Fesp. Será realizado em formato presencial no auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), sede da Fesp, idealizadora da ação, em parceria com a Semus. Serão abertas duas turmas, uma das 8 às 12h e outra turma das 14 às 18h.

A coordenadora da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, explica que o objetivo do curso é qualificar todos os profissionais de saúde da Atenção Primária, por isso não há data de término de inscrições. “Até o momento contamos com 60 profissionais inscritos, mas para que possamos atender a todos, vamos manter as inscrições abertas, logo não temos uma data certa para terminar, mas é possível que finalize no final de julho ou início de agosto”, explicou a coordenadora.

Considerando a implantação dos testes rápidos como um conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico e detecção de doenças sexualmente transmissíveis em tempo oportuno, o curso de capacitação é realizado sempre que identificada a demanda.

“O teste rápido para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs, sempre foi incentivado, por isso, é de extrema importância que os profissionais estejam preparados. Nesta oportunidade teremos toda a rede de Atenção Primária envolvida, tanto de nível superior como técnico, e também com residentes de saúde da família, saúde bucal e outros”, disse a gerente da Vigilância Epidemiológica da Semus, Raiane Mocelai.

Curso

O curso objetiva preparar os profissionais de saúde, que ainda não foram capacitados ou que necessitem de atualização, para ampliar o acesso da população de Palmas ao diagnóstico, detecção e acompanhamento precoce nos serviços de saúde e a melhora na qualidade de vida. O curso será ofertado pela Área Técnica das Infectocontagiosas da Semus, em parceria com a Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, com pequenas turmas presenciais.

O teste rápido permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde pública, visto que, sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.

https://www.palmas.to.gov.br/

Por Redação Fesp
22/06/2021