Reorganização da Rede Municipal de Saúde e atuação dos residentes é discutida nesta sexta, 1⁰

O presidente interino da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e secretário executivo da Saúde (Semus), Daniel Borini, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 1⁰, com gestores de ambas as pastas para tratar da reestruturação do modelo de trabalho dos residentes na rede municipal de saúde.

A Fesp conta com nove programas de residências dentro do Plano Integrado de Residência em Saúde (PIRS) e o cenário de prática destes residentes são as unidades de saúde da Semus.

Segundo Daniel Borini, as pastas vêm discutindo a redistribuição destes trabalhadores tendo em vista a reorganização da rede de acordo com o atual cenário pandêmico. "Atualmente, estes profissionais atuam nas equipes multiprofissionais da Atenção Básica, no entanto, com a redução das sentinelas precisamos dar maior suporte às unidades da Média Complexidade visando melhorar a oferta dos serviços aos cidadãos", elucidou.

A coordenadora do PIRS, Socorro Sarmento, explicou que durante a pandemia foi necessário fazer alterações pontuais na distribuição dos residentes e que mediante o atual contexto uma nova reorganização é necessária.

“Precisamos rever dentro dos programas a quantidade de profissionais que estão atuando para que estes possam dar suporte e melhorar a resolutividade nas Unidades de Saúde da Família. Considerando que os residentes compõem as equipes de trabalho, pois nossa rede é enorme e sabemos que temos residentes altamente capacitados que podem dar prosseguimento aos atendimentos individuais e coletivos aos pacientes de seus territórios”, disse a superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), Gillian Barbosa.

A proposta do novo modelo de trabalho prevê a qualificação dos residentes quanto à Regulação Municipal, para aprimorar os encaminhamentos para os profissionais especialistas da rede e levantar o número de colaboradores da Fesp ativos na rede para redimensionamento das equipes. A previsão é que um novo modelo seja apresentado até o final do ano para implementação no início de 2022.

Programas de residências na Rede

A Rede Municipal de Saúde conta com residentes dos seguintes programas:

- Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade

- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental

- Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

- Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica

- Programa de Residência em Medicina Veterinária

- Programa de Residência em Clinica Integrada

- Programa de Residência Médica em Oftalmologia

- Programa de Residência Médica em Patologia

Por Redação/Fesp
01/10/2021