Fesp e Conselho Regional de Farmácia promovem curso ‘Prescrever em Problemas de Saúde Autolimitados’

Cem farmacêuticos iniciaram o curso ‘Prescrever em Problemas de Saúde Autolimitados’, idealizado e desenvolvido em diversos locais do país pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), com vistas a capacitar farmacêuticos a prescreverem medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Na Capital, a realização é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), e o Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO). O curso acontece em seis módulos com dois encontros mensais cada e carga horária total de 96 horas. O primeiro módulo já acontece nesta sexta-feira, 29, e no sábado, 30, das 8 às 18 horas.

A farmacêutica facilitadora do Grupo de Trabalho de Educação Permanente do CFF, Suelem Penteado é a responsável por ministrar o primeiro Módulo – ‘Introdução à prescrição’. Ela explica que desde 2013 o farmacêutico é amparado legalmente a prescrever.  “O conselho tem realizado iniciativas para capacitar estes profissionais que muitas vezes não se sentem ainda preparados para fazer acontecer na prática essa atribuição e poder melhorar a qualidade de vida e a farmacoterapia de seus pacientes”.

Por se tratar de um curso realizado pelo CFF, ele abrange toda a regional onde é aplicado. Na Capital, sede do evento da Regional Tocantins, diversos profissionais do interior estão participando da qualificação, é o caso do farmacêutico do município de Santa Rosa, Luiz Henrique Hoffmann. “Como recém-formado, o curso vem a somar bastante já que estou me planejando para abrir um consultório farmacêutico, o qual é um serviço ainda desconhecido pela população, onde o paciente pode receber acompanhamento de terapia farmacológica; cessação tabágica, farmacoterapia e outros serviços”, pontuou.

A presidente da Fesp e conselheira federal de Farmácia pelo Tocantins, Marttha Ramos destacou que o curso ‘Prescrever’ foi pensado pelos farmacêuticos para os farmacêuticos e isso será um ganho para todos nós. “É com muita que alegria que recebemos todos vocês e a equipe de facilitadores do CFF, pois esse curso vai contribuir muito com a prática da prescrição farmacêutica, será um ganho para todos nós”, disse.

A Fesp apoia a realização do curso na parte de logística e também é responsável pela emissão dos certificados. As aulas são presenciais e acontecem no auditório do prédio do Instituto Vinte de Maio (IVM), onde fica sediada a Fundação.

Legislação

As bases legais que regulamentam as atribuições clínicas dos farmacêuticos estão formalizadas nas resoluções 585 e 586, ambas do ano de 2013. Além disso, a Lei Nº 13.021/2014 ampliou as possibilidades de prestação de serviços clínicos pelos profissionais de Farmácia. Essa lei considera que os estabelecimentos farmacêuticos são unidades de prestação de assistência à saúde e de orientação sanitária individual e coletiva.

Acesse o link:

https://www.cff.org.br/userfiles/prescri%C3%A7%C3%A3o%20farmaceutica%202015(1).pdf e saiba mais sobre as atribuições clínicas dos farmacêuticos.

Módulos do curso

Introdução à prescrição - 29 e 30/10/21

Condições respiratórias - 12 e 13/11/21

Condições gastrointestinais - 03 e 04/12/21