Novas resoluções são discutidas em Encontro Tocantinense de Enfermagem

As principais mudanças nas normativas na área da enfermagem foram discutidas no Encontro Tocantinense de Enfermagem em Urgência e Emergência, nesta quarta-feira, 17, no auditório da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp). O evento é uma realização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Fesp, por meio da Divisão de Educação Permanente, e contou com 150 inscritos dos municípios de Porto Nacional, Gurupi, Miranorte, Guaraí, Araguaína, Tocantinópolis, Paraíso, além da capital, Palmas.

De acordo com o coordenador da Comissão de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (CNUE), Eduardo Fernando de Souza, o objetivo do encontro é atualizar e qualificar ainda mais os profissionais do Tocantins haja vista às atuais normativas publicadas em 2020. Durante a pandemia, o gabinete de crise, instituído no Cofen, elaborou uma série de resoluções e pareceres técnicos voltados exclusivamente para urgência e emergência para subsidiar todas as equipes que estavam na ponta.

“Umas das principais novas resoluções é a Nº 641/2020 que fala sobre Dispositivos Extraglóticos (DEG) para garantir a via aérea do paciente para ele poder respirar. Com a quantidade de paciente dando entrada nas emergências com insuficiência respiratória no pico da pandemia e a quantidade reduzida de profissionais médicos e recém-formados, levou a gente a entrar com essa resolução, habilitando e autorizando o enfermeiro, desde que capacitado, a utilizar estes dispositivos para garantir uma chance maior de vida deste paciente”, destacou o coordenador.

“Tivemos que nos qualificar na marra pela necessidade da pandemia e nos adaptamos a uma realidade que esperamos que tenha ficado para trás. Vimos que ajudamos a salvar muitas vidas, mesmo assim podemos melhorar ainda mais, todo conhecimento vem a agregar nossa técnica. Sempre é bom se atualizar”, destacou a Responsável Técnica de Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, Joana D'Arc de Oliveira.


Para a presidente da Fesp, Marttha Ramos, o encontro marca um resgaste da classe. “A equipe da urgência e emergência viveu momentos muitos tensos durante os picos de pandemia e muitas vezes, momentos como este, de capacitação presencial não foram possíveis. Por isso, ver a casa cheia hoje, nos enche de esperança, alívio e gratidão, pois sabemos que graças a excelência destes profissionais muitas vidas palmenses foram preservadas. E, vê-los com mais tempo para se dedicarem a aprimorar ainda mais seus conhecimentos para elevar o padrão SUS em Palmas nos dá ainda mais alegria”, disse.


Programação


Pela manhã especialistas do Cofen explanaram temas sobre aspectos éticos e legais na atuação da enfermagem nos serviços de urgência e emergência; sobre enfermagem em práticas avançadas; sobre normatização da enfermagem na urgência e emergência pré-hospitalar. A tarde, os participantes participam de um talk show com os membros da Comissão Nacional de Urgência e Emergência, mediado pelo Coren-TO, momento oportunizado para aprofundar os debates acerca da atuação dos profissionais da enfermagem na urgência e emergência, de acordo com os contextos locais, com abertura de espaço para perguntas.

Por Redação/Fesp
17/11/2021