Fesp entrega 94 novos especialistas ao mercado após formaturas de programas de residências

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde do Centro Universitário Luterano de Palmas (Coremu/Ceulp), formou na noite desta quarta-feira, 1º, 83 novos especialistas nas modalidades uniprofissional e multiprossional em saúde e um especialista em Oftalmologia, por meio da Comissão de Residência Médica da Fesp (Coreme). Com isso, a Fesp entrega 94 novos especialistas ao mercado, somando aos formandos da última semana.

Para o presidente da Fesp, Daniel Borini, é motivo de orgulho. “Isso vai para o resto da vida, estudo não para, a educação não para, o caminho é sempre este, a gente tem sempre que pensar em sair do lugar-comum, por mais cômodo que ele seja, temos sempre que buscar por atualizações. É um motivo de muito orgulho, tanto de começar turmas novas, quanto de finalizar outros ciclos e entregar tantos profissionais habilitados, de excelência, com vasta experiência no Sistema Único de Saúde, parabenizo a todos vocês”, pontuou o presidente.

Foi em busca dessa atualização que a enfermeira Juliana Maidana, após quatro anos de formação, resolveu fazer o Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade. “Minha paixão é a Atenção Primária e a de Palmas funciona muito bem, aonde atuei logo depois de formada. Passei ainda pela vivência na unidade sentinela durante a pandemia, enfim, tive uma experiência incrível durante a residência, eu ressignifiquei minha vida”, declarou a enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade.

PIRS

Os residentes da noite formaram nos seguintes programas do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS): Residência Médica em Oftalmologia, programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade; Multiprofissional em Saúde Mental; Multiprofissional em Saúde Coletiva; Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica; Uniprofissional em Clínica Integrada de Adultos; Uniprofissional em Medicina Veterinária. “Sozinhos não chegamos a lugar algum. Hoje eu refleti sobre esse momento e a reflexão que trago é essa, do trabalho em equipe, do papel de cada um para chegarmos até aqui neste dia tão importante que é o fechamento de mais um ciclo. Nosso sentimento é o de completude, de orgulho, de realização, de alegria. Desejo de que vocês tenham um caminho de muito sucesso e realizações,” disse a coordenadora do Plano, Klauren Arantes.

O orador da turma de especialistas do Programa de Residência Saúde Mental, educador físico Lusivan Araújo, ressaltou a importância do apoio da equipe Fesp na condução da residência. “Mesmo com todas as dificuldades que a residência possa ter, nos tornamos uma família e os nossos laços se estendem para além da residência e estamos aqui graças a vocês, coordenadores, tutores, preceptores, orientadores, gestores, são tantos ores, espero não ter esquecido nenhum. Obrigado por deixar nossa caminhada muito mais leve, sintam orgulho por terem entregue o melhor aos seus residentes”, destacou Lusivan.

Coreme

Único formando da noite pela Comissão de Residência Médica da Fesp (Coreme), por meio do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, o especialista Marlon de Oliveira Gomes Filho, falou da experiência de cursar dois programas de residência médica pela Fesp. “É uma satisfação muito grande participar dos programas da Fesp, comecei na Medicina de Família e Comunidade onde é fundamental para ouvir o paciente, me colocar no lugar dele, ter a visão do todo e em seguida, fui para Oftalmologia. Por isso, é uma alegria muito grande estar aqui hoje, após alguns anos nessa caminhada, realizando mais um sonho. O apoio da minha família que sempre acreditou e me deu a força que eu precisava foi essencial. Comemoro essa grande vitória na esperança de ser um profissional que faça realmente a diferença no SUS e na vida do meu paciente”, concluiu o profissional.

“Marlon é filho da Coreme, saiu da Medicina de Família e Comunidade e foi para a Oftalmologia, estamos muito felizes e orgulhosos. Que todos vocês vivenciem o início de uma etapa de muito vitória e desejo que o Tocantins valorize cada especialista que sai daqui hoje”, declarou a coordenadora da Comissão, médica supervisora, Ana Paula Pedreira.

Por Redação Fesp
02/03/2023